Seplag apresenta o projeto ‘Planeja Gente’ durante Palestra

10 de abril de 2017 - 11:38

O evento discutiu a atuação dos atores públicos e as novas estratégias para a Administração Pública.

Pensar em melhorar a Gestão Pública é direcionar nossas estratégias para a gestão e desenvolvimento de pessoas, é cuidar do servidor”. Essa foi afirmativa feita pelo Especialista em Política Públicas e Gestão Governamental e consultor da EloGroup, Felipe Drumond, durante a palestra ‘O papel dos profissionais do Governo do Estado do Ceará na Nova Administração Pública’, realizada na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Secretária do Planejamento e Gestão (Seplag).

Com o objetivo de discutir a atuação dos atores públicos e apresentar novas estratégias de gestão no poder executivo, o evento reuniu cerca de 140 pessoas, entre eles gestores, servidores e representantes de diversas setoriais e Órgãos governamentais.

A diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Lúcia Siebra, a coordenadora de Gestão de Pessoas da Seplag, Silvana Dourado, e a equipe de trabalho da EloGroup também estiverem presentes no evento.

palestraequipe

Além compartilhar pesquisas e exemplos que relacionam o desenvolvimento socieconômico com a gestão pública em vários países, Felipe relatou suas vivências enquanto servidor público do Governo de Minais Gerais e Presidente da Pró Pública Brasil – Associação Brasileira de Profissionais da Administração Pública. Segundo ele, tais experiências, acadêmicas e profissionais, apontam que o investimento na área de recursos humanos tem sido considerado como uma estratégia essencial para o desenvolvimento de projetos e programas do setor público.

palestra felipe

É claro que existem muitos fatores que implicam no desenvolvimento socioeconômico, agora, dentro desses fatores, existe o fator ‘Pessoas que trabalham no setor público’. E não existe nenhum país desenvolvido, com boas políticas públicas, sem a capacitação, incentivos de carreira a longa prazo e boas práticas em Gestão de Pessoas. O perfil das pessoas que estão no Governo faz muita diferença para que os resultados sejam melhores”, afirmou.

Durante a palestra, foram destacadas as ações que o Governo do Ceará executa, consideradas como exemplos positivos na área gestão de recursos humanos. “É muito interessante e animador saber que, através da Seplag, o Estado vem desenvolvendo inciativas como o Programa de Ação Integrada para o Aposentado e a Medalha do Mérito Funcional”, disse.

Ainda de acordo com Felipe, um dos caminhos para que a Administração Pública consiga quebrar paradigmas, apostando na Gestão do Conhecimento e inovação, começa no trabalho de reconhecer os perfis visionários e protagonistas, para promover o engajamento das equipes em projetos e programas que buscam a melhoria de vida das pessoas.

A coordenadora da GOGEP, Silvana Dourado, aproveitou a ocasião para fazer uma apresentação prévia do Projeto Planeja Gente, idealizado pela Seplag. “Nesse momento, estamos apenas pincelando o que será o Planeja Gente. Em breve, vamos dialogar e planejar a força de trabalho com cada secretaria do Governo do Estado”, finalizou.

palestra Silvana

No encerramento, a diretora Lúcia Siebra agradeceu a presença de todos e ressaltou o papel que a EGPCE desempenha na Administração Pública do Estado, capacitando e valorizando o servidor.

Planeja Gente

Concebido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), o Projeto Planeja Gente é um planejamento da força de trabalho para os órgãos/entidades do Governo do Estado do Ceará, com exceção das Sociedades de Economia Mista. O planejamento da força de trabalho tem como intuito tornar-se uma metodologia de gestão de pessoas para a tomada de decisões estratégicas, de modo alinhar a oferta de serviços públicos com as demandas atuais e futuras da sociedade e a atuação do servidor publico.

 
07.04.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
facebook.com/egpce | twitter.com/egpce