Reunião na Seplag analisa possibilidade de parcerias entre Governo e Prefeitura

4 de maio de 2017 - 14:29

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) sediou, na quarta-feira (03 de maio), reunião entre oito secretários estaduais e gestores do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e o urbanista Fausto Nilo – envolvido diretamente na elaboração do projeto Fortaleza 2040, que reúne estratégias de desenvolvimento futuro para a capital cearense e seu entorno.

Fausto Nilo apresentou diretrizes básicas do Fortaleza 2040, um planejamento  que tem como base intervenções que reduzam as diferenças sociais na capital cearense; facilitem a inclusão produtiva; promovam o senso de vida em comunidade; estimulem a cultura local; e aproveitem os recursos naturais em favor do bem-estar e qualidade de vida dos fortalezenses.

Na apresentação, o urbanista deu destaque ao item “acessibilidade” como vetor importante do plano Fortaleza 2040. “A cidade é local de intercâmbio e precisa estar conectada; sem segregação de qualquer natureza”. Na avaliação de Fausto Nilo criar espaços dedicados exclusivamente à habitação ou reservados à atividade econômica deixou de ser uma estratégia recomendável em termos de urbanismo.

“A segregação cria zonas deprimidas na área urbana, com impactos negativos na economia, na integração social, no bem-estar e no sentimento de pertencimento das pessoas à cidade”, ponderou Fausto Nilo. “Quem forma o cidadão é a vizinhança,  por isso é fundamental cultivar a diversidade no ambiente urbano. Se segregamos espaços e pessoas, perdemos essa dimensão cidadã”, acrescentou.

Parcerias

O secretário do Planejamento e Gestão, Francisco de Queiróz Maia Júnior, que liderou a reunião, apontou questões imediatas nas quais o Governo do Estado  pretende estabelecer possíveis parcerias de investimento com a Prefeitura de Fortaleza, destacando, por exemplo, um “distrito de saúde no bairro Porangabuçu”; o parque ecológico do Cocó; e estratégias para revitalização do centro de Fortaleza.

“São ações que não necessitam de grandes investimentos, podem ser implementadas em tempo rápido e com potencial para trazer impactos muito positivos em termos de dinamização econômica e geração de emprego e renda para a cidade de Fortaleza e Região Metropolitana”, observou Maia Júnior. “O que precisamos é priorizar alguns projetos, com base num planejamento consistente para estabelecer parcerias”, afirmou

O superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, destacou a importância de reunir técnicos e gestores do Governo do Ceará e do município de Fortaleza em torno de parcerias e investimentos. “Houve um passado de pouco diálogo entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará. Isso não pode se repetir. Devemos evitar desperdícios de energia e recursos públicos, principalmente nesse momento de restrição econômica no qual vive o país, os estados e municípios”.

04.05.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495