Secretário Maia Júnior fala para gestores municipais

6 de junho de 2017 - 17:51

Durante o Seminário Prefeitos Ceará 2017, na terça-feira (dia 06), em Fortaleza, o secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Francisco de Queiróz Maia Júnior advertiu os administradores municipais sobre a gravidade atual da situação econômica do país e sugeriu maior atenção a questão da gestão fiscal em relação a “gastos eficientes”.

O secretário ressaltou que os gestores municipais, nesse cenário, precisam tentar elevar receitas tributárias próprias, pois nos últimos anos as chamadas transferências voluntárias da União e dos estados vêm caindo de forma acentuada. “Há 15 anos a União bancava até 90% de um investimento, como o Porto do Pecém, mas hoje essa uma situação é rara”, observou.

Maia Júnior disse que, num primeiro momento, elevar receitas tributárias e promover ajustes fiscais tendem a causar desgastes políticos, mas tal esforço será reconhecido se for traduzido em serviços para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Há muitos exemplos de gestores que tomaram atitudes corajosas e foram compreendidos pela população”.

Na avaliação do secretário Maia Júnior, contar apenas com possíveis transferências voluntárias e deixar de adotar medidas fiscais necessárias vai implicar, mais adiante, em desorganização das finanças municipais e, consequentemente, impedir até a contratação de empréstimos com instituições de crédito para ampliar serviços ou investimentos.

Gestão Profissional

Durante a exposição para os gestores municipais, o secretário Maia Júnior destacou também a necessidade de uma nova concepção para a gestão pública no Brasil. “É preciso dar muita importância a três itens: processos, pessoas e tecnologia e conhecimento. Essas são as plataformas para uma gestão profissional, moderna”, ponderou.

Na avaliação do secretário a questão da “meritocracia” no serviço público precisa se sobrepor a questões políticas. “Nosso modelo econômico e administrativo no País está ultrapassado. Em termos econômicos, não cresce na mesma medida das demandas; e do ponto de vista administrativo, está sendo questionado cotidianamente pela nas ruas, nas redes sociais”.

Maia Júnior também disse aos prefeitos que eles precisam aproveitar melhor a grande expansão do ensino universitário que o Ceará vem consolidando nos últimos anos. “Uma gestão competente precisa estabelecer parcerias inteligentes. Gestores públicos e universidades precisam estar mais integrados, se efetivamente estivermos focados na melhoria de vida da população”, concluiu.

06.06.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495