Ipece lança Boletim de Gestão Pública onde são divulgadas as melhores práticas e inovações da gestão e de políticas públicas

12 de junho de 2017 - 18:00

Boletim de Gestão Pública – Maio 2017 – edição Nº 01

Nesta edição

A 1ª edição do boletim traz 6 artigos com base em estudos acadêmicos e experiências práticas

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, acaba de lançar a 1ª edição do Boletim de Gestão Pública. A publicação deverá ser mensal e tem como objetivo principal a divulgação das melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas, sejam elas locais, estaduais, nacionais ou internacionais.

Essa primeira edição do Boletim da Gestão Pública refere-se a maio de 2017. É formada por artigos sintéticos (descritivos/analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará.

Os artigos são agrupados em quatro seções: Da teoria à ação, que trata de avanços teóricos nas áreas de gestão e de políticas públicas e como esses
conhecimentos podem ser postos em ação; Avanços na gestão pública do Ceará, com as principais inovações  em gestão e políticas públicas no Estado; Difundindo melhores práticas, com a análise de casos específicos locais, estaduais, nacionais ou internacionais; e, por fim, Lições do setor privado, com inovações privadas que podem servir de inspiração para o setor público.

Saiba mais sobre a edição de maio de 2017:

A presente edição do Boletim de Gestão Pública é formada por seis artigos sintéticos. O primeiro artigo trata da questão da busca por resultados transformadores por meio do aumento dos níveis de efetividade das iniciativas e políticas públicas. O segundo artigo aborda a evolução da Gestão para Resultados (GpR) no Ceará, que culminou na elaboração de um novo modelo que representa um avanço na administração pública do Estado, pois, oferece um novo olhar para o funcionamento das organizações. O terceiro artigo destaca que o Portal da Transparência do Ceará tirou nota máxima na Escala Brasil Transparente. No quarto artigo desenvolve-se o argumento básico de que os mecanismos de incentivos são fundamentais no contexto da gestão pública voltada para resultados. Como um exemplo bem sucedido disto, abordou-se o caso dos incentivos dados aos professores da rede municipal de Costa Rica (MS), que receberam bonificações expressivas em decorrência da redução de faltas e de licenças médicas sem justificativa real, o que também contribuiu para resultados positivos nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O quinto artigo tratou das avaliações de impacto, diferenciando as prospectivas, desenvolvidas na origem do programa e integradas à sua implementação, das retrospectivas, que são efetuadas depois que o programa foi concebido. No último artigo, apresenta-se a Inteligência de Mercado como uma nova tendência do setor privado, que consiste na busca contínua e estruturada por dados e informações relevantes para auxiliar na tomada de decisão e para o aumento da competitividade. Neste contexto, destacou-se o papel dos institutos de pesquisa em parceria com os outros órgãos e secretarias do governo, para que seja possível gerar o que se chamou de “Inteligência Pública”.

:
Boletim de Gestão Pública – Maio 2017 – edição Nº 01