Ipece amplia publicação sobre análise financeira do CE

20 de junho de 2017 - 17:45

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da sua diretoria de Estudos de Gestão Pública, passa a  disponibilizar mensalmente uma análise detalhada da situação das finanças estaduais.

A publicação, segundo o analista de Políticas Públicas do Ipece, Paulo Pontes, é uma ampliação do trabalho que já vinha sendo realizado pelo órgão. “A novidade é que as análises estão mais detalhadas e, em vez de publicação trimestral, serão agora divulgadas a cada mês”, informa.

Na publicação constam basicamente análises sobre o comportamento das receitas e despesas do Ceará, e também ponderações sobre temas como Produto Interno Bruto (PIB), atividade Industrial, taxa de juros; variação de câmbio, índice de inflação (IPCA) e dívida líquida do setor público.

Essa primeira publicação destaca  o equilíbrio das contas estaduais como, por exemplo, as despesas com pessoal. “Nesse item, estamos abaixo dos limites recomendados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que dá margem ao governo fazer investimentos em setores essenciais ao nosso desenvolvimento”, pondera Adriana Nogueira, auditora da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE)

“Nossa base de dados são as informações da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), mas também utilizamos indicadores nacionais divulgados no relatório Focus, do Banco Central, para fornecer um cenário amplo para os tomadores de decisão, tanto na gestão pública como na economia privada”, destaca Paulo Pontes.

“O que pretendemos com esse trabalho é colocar a disposição dos gestores públicos e da sociedade, da imprensa informações de forma tempestiva e transparente sobre o comportamento das finanças públicas estaduais e projeções de cenários”, conclui Cláudio Nogueira, coordenador da Diretoria de Gestão Pública do Ipece. 

 

20.06.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898