Governo e Banco Mundial avaliam investimentos no Ceará

28 de junho de 2017 - 14:33

Em encontro realizado na terça-feira (27 de junho), na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o governo estadual, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece) discutiram com representantes do Banco Mundial estratégias para tentar acelerar o desenvolvimento regional, com ênfase em questões como boa-governaça pública e investimentos em áreas como recursos hídricos, educação superior e tecnológica e, também, em segurança pública.

DSC 0865

Essas discussões, segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Francisco de Queiróz Maia Júnior, servem para pautar um possível empréstimo de U$ 200 milhões do Banco Mundial ao Estado do Ceará. “Esta é a terceira etapa de um processo de discussão e em relação ao qual temos a expectativa que seja consolidado no início de 2018. Estamos dizendo ao Banco Mundial quais são nossa prioridades e também escutado ponderações da instituição que tendem a facilitar a liberação do crédito pretendido”.

Entre as ponderações, estão questões como boa gestão fiscal; o estabelecimento de prioridades e metas; e o monitoramento de resultados. “A boa governança é ponto de partida para que uma proposta seja considerada no Banco Mundial. O Ceará vem conseguindo, há décadas, conciliar uma gestão fiscal equilibrada com um bom volume de investimentos em áreas importantes. E Isso tende a ser considerado nas nossas análises”, observou Claúdio Frischtak, consultor do Banco Mundial.

DSC 0884

Novo projeto para o Ceará

Na avaliação do secretário Maia Júnior, a parceria com o Banco Mundial, além do possível aporte de recursos financeiros, tem um aspecto simbólico. “Trinta anos atrás, quando o Ceará vivenciava uma crise econômica grave, o Banco Mundial foi nosso parceiro e ajudou bastante na recuperação da infraestrutura cearense. Hoje estamos em situação melhor em termos de diminuição da pobreza, de uma rede de infraestrutura mas queremos avançar mais. Queremos estar na vanguarda de um novo projeto de desenvolvimento”.

“Nas últimas três décadas, o Ceará teve um protagonismo importante na formulação de algumas políticas públicas no nosso país.  Mas o modelo político e econômico no País, com reflexos também no Ceará, está dando fortes sinais de fadiga. E nós cearenses, novamente, queremos estar pensando de forma antecipada um novo projeto de desenvolvimento para orientar políticas públicas e investimentos, contando inclusive com a larga experiência do Banco Mundial nessas questões”,  observou Maia Júnior.

“Essa reunião com representantes do Banco Mundial é uma reflexão sobre o que pretendemos desenhar para o estado do Ceará em termos de desenvolvimento para os próximos vinte ou trinta anos”, explicou o diretor do Ipece, Flávio Ataliba. “Contar com incentivo do Banco Mundial, que nos traz experiências bem sucedidas no mundo inteiro, é um indicativo de que estamos no caminho certo para a construção de um modelo socioeconômico que busca elevar nossa renda e criar mais e melhores oportunidades para os cearenses”.

DSC 0854

28.06.2017