Escola de Gestão Pública apresentará pesquisa durante o X Congresso Consad de Gestão Pública

4 de julho de 2017 - 12:29

O trabalho aponta os desafios e estratégias para o ensino EaD na Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará.

A 10ª edição do Congresso Consad de Gestão Pública contará com 147 trabalhos científicos integrando a programação do evento, que acontecerá de 5 a 7 de julho, em Brasília. Entre os trabalhos aprovados está a pesquisa que foi coordenada por Daniel Marinho, coordenador pedagógico da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará,  e pela Orientadora da Célula de Educação a Distância (Cedis) da EGPCE, Ely Almeida, cujo título é Educação a Distância na Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará: Percepção do Contexto Presente para Projeções Futuras.

Selecionado para o painel Propostas Efetivas de Ação Compartilhada em Gestão de Pessoas, Residência em Gestão Pública Municipal e Capacitação de Servidores Baseada em Educação a Distância, o trabalho aponta os desafios enfrentados pelas 12 instituições que compõem a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, buscando contribuir na elaboração de estratégias necessárias para potencializar a utilização da EaD e aumentar o investimento na formação continuada e na valorização do servidor público.

Realizada em novembro de 2016, a pesquisa traz informações sobre o perfil das escolas, público-alvo, quadro de pessoal, cursos ofertados, resultados alcançados, além de apresentar os desafios nas áreas pedagógicas, financeira e administrativa.

A partir desse levantamento, segundo Daniel Marinho, pretende-se fazer com que o trabalho seja um instrumento importante não só para que cada instituição tenha conhecimento acerca da sua realidade, mas que ofereça dados e reflexões relevantes para a tomada de decisão dos gestores.

Sabemos dos inúmeros desafios que a educação a distância ainda enfrenta, principalmente no que se refere a inovação dos processos e recursos, mas acreditamos que essa modalidade é uma oportunidade essencial para aumentarmos a quantidade de cursos e, através disso, proporcionar melhor atendimento e formação continuada a um público maior”, afirmou.

O coordenador pedagógico também avalia a experiência de apresentar esse panorama durante o X Congresso Consad. “É muito gratificante saber que a pesquisa, realizada em parceria com as outras instituições da Rede de Escolas, vai fazer parte desse evento que discutirá soluções criativas para o aprimoramento da Gestão Pública no Brasil”, destacou.

Clique aqui para baixar a pesquisa

Confira a relação com os trabalhos selecionados

X Congresso Consad de Gestão Pública

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), a 10ª edição do Congresso Consad de Gestão Pública tem como tema a “Gestão dos serviços públicos: o protagonismo cidadão e caminhos para a inovação governamental. Para isso, os painéis e seções plenárias vão discutir sobre compras públicas, governança, inovação institucional, participação e controle social na gestão pública. O evento contará com a presença gestores nacionais e internacionais.

Veja a programação do X Congresso Consad de Gestão Pública

Rede de Escolas

Criada em 2010, a Rede de Escolas do Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, trocas de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vistas à implantação e ao aprimoramento das políticas de formação e à educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Atualmente, doze instituições compõem a Rede, a saber: Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), Instituto Plácido Castelo (IPC), Universidade do Parlamento (UNIPACE), Defensoria Pública Geral do Estado, Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESPC), Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE), Instituto Escola Waldemar Alcântara (IESWA) e o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH).

03.07.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará