Recursos do Fecop foram aplicados dentro da meta no primeiro semestre

13 de julho de 2017 - 17:18

Reunido na terça-feira (11 de julho), na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), o Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), que gerencia o Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), constatou que a aplicação dos recursos previstos para o primeiro semestre de 2017 estão dentro da meta estipulada pelo Governo Estadual – teto de R$ 318,76 milhões para o período.

Desse montante, órgãos ou secretarias setoriais contemplados com aportes do Fecop empenharam 80,72% do orçado, e pagaram 74%,41. “De modo geral, a execução vem evoluindo e está em níveis satisfatórios”, observou o secretário Francisco de Queiróz Maia Júnior, da Seplag. “O que precisamos agora é manter o foco nos programas e investimentos de melhor retorno social”.

Durante a reunião, a principal decisão tomada foi a aprovação de pleito da Secretaria de Educação solicitando o remanejamento de R$ 6,93 milhões de reais de recursos previstos para “bolsas de estágios” direcionando-os para a conclusão de obras em 29 escolas (das quais cinco em Fortaleza), além cinco quadras esportivas cobertas e aquisição de uniforme para alunos de escolas profissionais.

Outras duas secretarias também solicitaram remanejamento de recursos: Cidades e Desenvolvimento Agrário e a decisão, embora aprovada, ficou condicionada ao envio de informações mais detalhadas para  o Conselho Consultivo do Fecop.  “Desde que não implique aumento de despesa, a rigor não temos restrições a remanejamento desses recursos”, observou o secretário Maia Júnior.

Representado a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão explicou a necessidade de remanejamento de recursos para atender o programa “garantia-safra”. “Orçamos 19 milhões, mas a demanda superou os R$ 23 milhões. Como é um programa promovido em parceria com o governo federal e municípios é importante encontrar meios para manter a contrapartida estadual”.

13.07.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495