Seplag visita Cariri e propõe integração para acelerar desenvolvimento regional

4 de setembro de 2017 - 19:18

Equipe do governo estadual, liderada pelo secretário do Planejamento e Gestão, Francisco de Queiróz Maia Júnior, esteve  quinta e sexta-feira últimas (31/08 e 01/09), reunida com reitores das universidades públicas da região do Cariri, além de líderes de outras  instituições de ensino superior locais, jovens empresários e  representantes da cultura daquele território – que para fins de planejamento do Estado é composta por 29 municípios.

O secretário Maia Júnior viajou acompanhado dos secretários-adjuntos da Seplag e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), Júlio Cavalcante e Francisco Carvalho, respectivamente, além do diretor de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da (Funcap), Jorge Soares. Juntos, participaram de diversos eventos durante os dois dias em que estiveram na região do Cariri.

O roteiro teve início com visita à oficina Lira Nordestina, uma das únicas remanescentes no país a reproduzir cordéis e imagens em xilografura (uma técnica que chegou ao Brasil com os primeiro colonizadores). Também houve exposição sobre o Geopark Araripe – o primeiro na América Latina a ser reconhecido pela Organizações da Nações Unidas (ONU) e visitado por milhares de brasileiro e estrangeiros.

Composto por nove sítios arqueológicos, distribuídos em algumas cidades da região do Cariri, o Geopark possui fósseis preservados que datam de mais de 100 milhões de anos, cuja amostras que podem ser vistas no Museu Paleontológico sediado em Santana do Cariri – uma coleção que reúne desde insetos peixes, vegetação e répteis fossilizados e até pterossauros – seres voadores que de uma ponta da asa a outra chegavam  medir sete metros.

Reuniões

“Essa nossa visita ao Cariri é para ouvir as lideranças da região e saber das necessidades. E principalmente manifestar o firme interesse do governo estadual em potencializar esse grande potencial que a região já possui em termos histórico, cultural, de acervo peleontólogico, do turismo religioso, além fomentar negócios em artesanato e confecção de jóias e articular cadeias econômicas como mineração e saúde”, observou Maia Júnior.

Durante reunião no auditório campus da Urca Crajubar, na cidade de Juazeiro do Norte, Maia Júnior também ressaltou a necessidade das universidades regionais dialogarem mais entre si e interagirem com empresas prefeituras locais. “As universidades são o celeiro do conhecimento e todos – inclusive o próprio governo estadual – demandamos soluções, produtos e serviços baseados em conhecimento e tecnologias avançadas”, observou.

Além disso, o secretário também estimulou a interação entre as universidades regionais – públicas e privadas – para incentivar jovens empresas desenvolvedoras de novas tecnologias, produtos e processos tecnológicos (startups).  “Como acontece em outras parte do mundo, o básico é oferecer um espaço de internet de alta velocidade e mestres e para orientá-los no início. E em pouco tempo esses jovens estarão promovendo uma pequena revolução”.

Na avaliação de Maia Júnior, a inovação  o empreendedorismo são o caminho para o futuro do Ceará. “Trouxemos muitas indústrias para o Estado nas últimas décadas e isso foi importante. Mas esse ciclo já não responde  a contento às demandas sociais, que são crescentes. Agora precisamos de iniciativas que gerem maior valor agregado, salário e renda. E a ponte  para esse novo patamar é inteligência universitária aliada à capacidade empreendedora cearense.”

DSC 1906

DSC 1934