Nova ferramenta para a gestão e controle dos gastos do Governo do Estado começa a ser utilizada por gestores

23 de outubro de 2017 - 13:54

 A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cplog), apresentou o novo Sistema de Controle de Limites Financeiros da Secretaria Executiva do COGERF que entra em operação no mês de outubro deste ano.

 DSC 9251

A palestra foi ministrada pelo coordenador da Cplog e Secretário Executivo do COGERF, Regis Benevides, e pelo coordenador da Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec), Marcos Medeiros de Vasconcellos. Eles demonstraram a composição e o funcionamento da nova ferramenta para gestores, articuladores e técnicos das secretarias e vinculadas, que atuam nas áreas financeira e de planejamento.

Pelo novo Sistema, os profissionais poderão solicitar a liberação de limites financeiros dos recursos do Tesouro Estadual, com a finalidade de executá-los mediante a alocação e uso destes recursos na manutenção dos órgãos da administração publica e no custeio dos serviços prestados a sociedade, bem como nos projetos de novos investimentos.

Neste Sistema será possível consultar, fase a fase, todo o processo regular relativo ao processamento dos pedidos de solicitação de limites financeiros com informações produzidas desde a análise técnica, perpassando pelas deliberações expedidas em reunião do COGERF, até a implantação dos respectivos recursos, de modo a permitir com que os interessados possam promover um acompanhamento da situação atualizada de cada Projeto visando maior controle e eficiência na alocação dos recursos públicos.

Várias ferramentas são disponibilizadas pelo novo Sistema. Ele fornece dados atualizados, para fins de consulta, sobre saldos existentes para custeio e investimento  e  limites financeiros solicitados por cada órgão setorial junto ao Comitê de Gestão por Resultado e Gestão Fiscal – COGERF. Outra novidade é a virtualização do processo de limites financeiros. Atualmente, toda a documentação relativa ao pedido é encaminhada pelos órgãos setoriais é protocolada no VIPROC em papel. No novo sistema, esta documentação é anexada aos pedidos, abolindo de vez esta pratica. “Com esta nova ferramenta, acreditamos que o processo de solicitação de limites deverá acontecer de forma mais célere”, acrescenta o coordenador Regis Benevides

A operação do novo Sistema começou oficialmente em 2 de outubro de 2017 e já está sendo utilizado pelo Comitê desde a reunião do dia 10 de outubro. A reunião foi aberta com a apresentação do referido sistema para os membros do COGERF pelo Secretário Adjunto da Seplag, Sérgio Cavalcante. 

DSC 9255

23.10.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898