Summer Job da Seplag relata experiência no serviço público cearense

31 de outubro de 2017 - 13:49

“Após dois meses de trabalho intenso na Seplag, volto à minha rotina de estudante na Alemanha com uma enorme aprendizado.” A afirmação é da paulistana Beatriz Garabosky, aluna dos cursos de graduação em Ciências Políticas e Economia, da Universidade de Munique, na Alemanha.

Beatriz dedicou as últimas férias universitárias para estagiar na Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará após passar por uma seleção da ONG Vetor e entrevistas com gestores da Seplag. “Quando me inscrevi no programa tinha o intuito de estagiar em São Paulo para ficar perto da família. Mas quando conheci a proposta de trabalho da Seplag aceitei o desafio.”

A estudante iniciou o estágio voluntário na Seplag no dia 10 de agosto e concluiu em 20 de outubro. Logo que chegou, Beatriz passou por um treinamento na Escola de Gestão Pública para atuar no Programa de Gestão por Resultados – GpR.  A jovem estudante também integrou a equipe do Plano Plurianual – PPA e teve intenso contato com coordenadores e secretários da Seplag.

“Eu fiquei bem impressionada com projeto, como que é a política, como ele é estruturado, esse foco nos resultados, a idéia da GpR que eu não conhecia antes de vir pra cá. O Ceará está  bem avançado nesse aspecto”,  relatou a universitária.  Beatriz também ajudou a fazer algumas apresentações de projetos de outras áreas. “Conheci ideias inovadoras na área de RH, o Planeja Gente é muito interessante. Passei a enxergar o Estado diferente e vi o quanto complexo é o serviço público. É uma estrutura enorme!”.

Saiba mais sobre o programa Summer Job

A Secretaria do Planejamento e Gestão fechou, no início deste ano, Acordo de Cooperação com a Vetor Brasil, para o programa de estágio não remunerado denominado Summer em Gestão Pública, para estudantes de graduação e pós-graduação de universidades estrangeiras.

Podem se candidatar estudantes brasileiros que estejam cursando graduação ou pós-graduação no exterior, e que queiram ter uma experiência profissional no Governo durante as férias de verão.

Beatriz Garabosky foi a segunda Summer Job selecionada para trabalhar como voluntária na Seplag em 2017. O primeiro recrutado foi Marco Camargo que permaneceu na Seplag entre junho e agosto. Ele atuou como voluntário nas férias do mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) na Harvard Kennedy School, nos Estados Unidos.

O período de atuação de cada Summer é de no máximo 12 semanas (entre maio e setembro). O Trainne Summer é voluntário e as despesas do estudante são de sua própria responsabilidade.

O processo seletivo é feito totalmente on-line. Inclui um teste de atualidades, perguntas de valores e motivação, e entrevista via skype. Os aprovados pelo processo do Vetor Brasil são indicados a uma ou mais vagas em Governos, onde passam por uma entrevista final de aprovação para o estágio.

31.10.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495