Gestão Pública do Governo do Ceará é modelo para o Brasil, afirma economista Ana Carla Abrão

28 de março de 2018 - 13:54

“O Ceará está fazendo, sem dúvida alguma, a melhor gestão pública do país. Por isso, é um modelo. É um exemplo para o Brasil”. A afirmação é da doutora em economia Ana Carla Abrão Costa, que abordou o tema “Eficiência da Maquina Pública do Brasil” na nona edição do Fórum Ceará em Debate, realizada, na última sexta-feira (23), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O evento reuniu economistas, estudantes, analistas de políticas públicas, funcionários públicos e secretários de Estado, dentre eles Maia Júnior, da Seplag, e Mauro Filho, da Sefaz.

Para a economista, o Ceará é um estado cada vez mais moderno, “que já está colhendo os frutos e os resultados de uma política consistente e que, definitivamente, tem uma pauta que é transformadora”. Ela ressaltou que o Ceará é modelo não apenas na gestão fiscal, mas em muitos outros setores, como educação, gestão de pessoal, etc. “É um modelo de gestão pública de modo geral” – frisou, acrescentando que o Estado está recuperando conceitos fundamentais para sucesso de qualquer iniciativa. Na gestão de pessoas – inclusive – o Estado trabalha para prestar melhor serviço, focando no cidadão e não na máquina.

Antes da palestra, Ana Carla Abrão se reuniu com os secretários da Seplag e a equipe de coordenadores e conheceu as principais ações e projetos desenvolvidos pela secretaria. À tarde, a economista se reuniu com a coordenação da Plataforma Ceará 2050 no gabinete do secretário executivo da Seplag, Júlio Cavalcante. Além dele estavam presentes Expedito Parente Júnior, Antônio Miranda e Lima Matos que compõem a equipe da Fundação Astef, da Universidade Federal do Ceará. E ainda os diretores do Ipece Adriano Sarquis e Cláudio Nogueira.

O coordenador da Plataforma pela Fundação Astef fez explanação sobre o processo de elaboração da Plataforma e os impactos que ela gerará no estado quando implementada. Ao final, Ana Carla elogiou a iniciativa e destacou que o Ceará discute hoje o Planejamento de Longo Prazo visando ganhos de produtividade e a melhora nos serviços públicos, porque conquistou equilíbrio das contas públicas. A visita ao Ceará foi destaque na coluna escrita pela economista no jornal O Estado de São Paulo. Clique aqui para baixar o artigo.

Saiba mais

Ana Carla Abrão Costa é sócia da Oliver Wyman e presidente do Conselho de Gestão do Município de São Paulo. É Doutora em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP – São Paulo) com a Tese “Ensaios em Microeconomia Bancária”, que foi duplamente premiada com o Haralambos Simeonidis 2004 de melhor tese de doutorado em Economia (mais importante premiação acadêmica em Economia no Brasil) e o Prêmio Febraban de Melhor Contribuição para o debate sobre microeconomia bancária em 2004. Fez mestrado em Economia na Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE/FGV – Rio de Janeiro), com a dissertação “A Regulação Bancária no Brasil”.

O Fórum

O Fórum Ceará em Debate é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio da Escola de Gestão Pública do Ceará. A primeira edição do Fórum foi em agosto de 2017, com a palestra do secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), Francisco de Queiroz Maia Júnior, que falou sobre “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”. Participaram ainda da outras edições do Fórum, Eudoro Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), o secretário da Fazenda Mauro Filho, que falou sobre “A crise do federalismo brasileiro e seu reflexo no Ceará”; o professor Flavio Cunha, que proferiu palestra sobre o tema “A Economia do Desenvolvimento Humano na Infância e na Adolescência”. O ex-ministro Ciro Gomes e o professor Luiz Guilherme Schymura, presidente do IBRE/FGV também passaram pelo Fórum assim como Roberto Luís Olinto Ramos, presidente IBGE; o professor da USP Leandro Piquet Carneiro, que abordou “O problema da segurança pública no Brasil e seus reflexos nos estados”; o economista Cláudio Frischtak, consultor do Banco Mundial, e o professor Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap.