PPA reúne municípios das regiões Centro Sul e Sertão Central

8 de junho de 2018 - 16:24

Representantes de 26 cidades avaliaram a efetividade do planejamento governamental traçado para os anos 2016/2017

Nos dias 07 e 08 de maio, as cidades de Iguatu e Quixadá sediaram, respectivamente, oficinas regionais de avaliação do Plano Plurianual (PPA) do governo do Ceará para as regiões Centro Sul e Sertão Central relativas ao período 2016/2017.Os eventos reuniram representantes de 26 municípios incluídos naqueles territórios.

“Momento de avaliar se as prioridades estabelecidas no PPA, em 2015 para os anos 2016 e 2019, estão evoluindo a contento ou estão a desejar. Também de colher subsídios para o processo de construção do próximo PPA”, observou na ocasião Avilton Júnior, coordenador da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Nas duas oficinas regionais do PPA a metodologia adotada foi similar, com a divisão do público presente em três grupos temáticos: Ceará Acolhedor/Pacífico; Ceará de Oportunidades e do Conhecimento; e Ceará Sustentável e Saudável. Em pauta, principalmente, a avaliação do nível de satisfação sobre as principais realizaçõe  do biênio 2016/2017 a partir das diretrizes apontadas em 2015.

Os trabalhos nas regiões Centro Sul e Sertão Central tiveram início com uma avaliação individual sobre o PPA, seguida por uma discussão com técnicos do governo sobre temas diversos, culminando uma abordagem coletiva (plenária) que aponta o grau de satisfação em relação às diretrizes que haviam sido levantadas no planejamento participativo e regionalizado.

Presente ao evento da região Centro Sul, a vereadora Verilandia Guedes Lopes, do município de Quixelô, observou que algumas diretrizes evoluíram de forma satisfatória, porém outras nem tanto. “A gente vem observando investimentos expressivos do governo estadual na região. Há avanços, por exemplo, na área da educação, mas em saúde os resultados não estão chegando no mesmo ritmo”.

“Esse é momento para todos se manifestarem livremente, refletir sobre pensar o Ceará, o que vem funcionando  a contento e planejar nosso futuro”,  ponderou o professor Helder caldas, diretor-geral do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), do Campus Quixadá, que abrigou o encontro da oficina de avaliação do PPA da região Sertão Central.

A região Sertão Central, com população superior a 400 mil habitantes e área de 16 mil quilômetros quadrados engloba os municípios de Banabuiú. Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, além de Quixadá.

Já a geografia Centro Sul inclui os municípios de Iguatu, Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari.. O Ceará está subdividido em 14 regiões administrativas e as oficinas regionais do PPA, que já contemplou o Litoral Leste, Cariri, Centro Sul e Sertão Central vai contemplar os demais territórios no decorrer do mês de junho.

Na próxima semana as oficinas do PPA vão priorizar quatros regiões estaduais:  dia 12 os municípios da região de Baturité; no dia seguinte aqueles incluídos na geografia da Serra da Ibiapaba; no dia 14 os municípios da regional Sobral e; concluindo a semana ( dia 15) encontro do Litoral Norte.

Fotos Oficina Tianguá

Fotos PPA Quixadá