Cidadãos das Regiões Sertão dos Inhamuns, Sertão de Crateús e Sertão de Canindé avaliam dois primeiros anos do Plano Plurianual

25 de junho de 2018 - 09:40

Entre os dias 19 e 21 de junho os cidadãos das Regiões Sertão dos Inhamuns, Sertão de Crateús e Sertão de Canindé tiveram oportunidade de avaliar os dois primeiros anos do Plano Plurianual (PPA), elaborado em 2015 e que direciona as ações e políticas públicas do Estado até 2019

As Oficinas Regionais aconteceram nas cidades de Tauá, Tamboril e Canindé, respectivamente, onde representantes do Governo do Ceará, Prefeituras e sociedade civil organizada puderam avaliar as políticas que estão sendo implementadas de acordo com o que foi direcionado em 2015.

”Esses momentos são essenciais para que o Governo do Ceará entenda as necessidades da população e possa conhecer as oportunidades de desenvolvimento regional”, afirmou o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior.

Em Tauá, o evento foi aberto com uma apresentação cultural. O músico Alan Máster, em voz e violão, cantou para a platéia antes dos trabalhos da oficina. Durante o intervalo, no horário do almoço, a Banda Marcial Municipal Chico Clarinete tocou alguns sucessos da MPB e foi bastante aplaudida pelo público.

Em Tamboril, o prefeito da cidade, Pedro Calixto, deu boas vindas aos presentes e falou da importância desse momento de participação de todos. “Não podemos fazer política sem a voz da sociedade”, disse o prefeito. No final do evento o grupo de dança Juventude em Ação, do CRAS da cidade, apresentou um número que remeteu à época do Cangaço. Adolescentes vestidos de Lampião e Maria Bonita dançaram para o público ao final dos trabalhos da oficina.

Em Canindé, o evento aconteceu no Campus do IFCE. Após a plenária onde os relatores dos grupos fazem a leitura da avaliação dos eixos, o palco foi tomado por crianças do Coral Infantil do DER de Aracoiaba. Os pequenos encantaram a platéia com músicas bastante conhecidas do público.

Saiba mais

O PPA é uma lei que contém o planejamento e a direção do Governo do Ceará para quatro anos, sendo que o atual foi elaborado em 2015, com duração de 2016 até o final de 2019. O Governo já esteve presente duas vezes junto à população na elaboração, em 2015, e na revisão do plano, em 2017. No ano passado, mais de 1.600 pessoas participaram em todo o Estado, contribuindo com opiniões, sugestões e ideias para melhorar o Ceará.

As Oficinas Regionais de 2018

O calendário de avaliação do Plano Plurianual iniciou em Itapipoca no dia 29 de maio e segue até 29 de junho. As oficinas acontecerão nas 14 regiões de planejamento do Ceará.

Os encontros já foram realizados nas Regiões do Vale do Curu (Itapipoca), Cariri (Crato), Centro Sul (Iguatu), Sertão Central (Quixadá), Maciço de Baturité (Redenção), Serra da Ibiapaba (Tianguá), Sertão de Sobral (Sobral), Litoral Norte (Camocim), Sertão dos Inhamuns (Tauá), Sertão de Crateús (Tamboril) e Sertão de Canindé (Canindé).

Na próxima semana serão visitadas as Regiões Vale do Jaguaribe (Morada Nova), Litoral Leste (Aracati) e Grande Fortaleza (São Gonçalo do Amarante).