PPA avalia planejamento para a região do Vale Jaguaribe

26 de junho de 2018 - 13:55

Representantes de 15 municípios da região do Vale do Jaguaribe se reuniram nessa terça-feira (26.06), na cidade de Morada Nova, a 170 quilômetros de Fortaleza, para avaliar o planejamento Plurianual  (PPA) formulado em 2015 para os quatro anos seguintes.

A região ocupa cerca 10% do território cearense e conta com cerca de 4% da população distribuídos nos municípios de Alto santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

“É o momento da população da região avaliar se as políticas desenhadas para estes municípios há três anos estão sendo cumpridas de modo satisfatório, e cobrar,  se for o caso, explicações dos técnicos do governo sobre o andamento das diretrizes traçadas anteriormente”, observou na ocasião, Avilton Júnior, coordenador da Secretraia do Planejamento e Gestão (Seplag).

Após a apresentação de indicadores estaduais relativos ao período 2015-2017 em áreas como desenvolvimento econômico, social e territoral, as pessoas presentes foram subdivididas em três grupos de avaliação das políticas governamentais: Ceará Acolhedor e Pacifíco, Ceará do Conhecimento e Oportunidades, e  Ceará Saudável e Sustentável.

Cada participante pode fazer uma análise individual das políticas traçadas para a região e seus municípios, debateu a evolução dessas estratégias com representantes do governo e, finalmente, em grupo, apresentaram o nível de satisfação em relação ao que foi planejado e executado desde 2015.

Presente ao encontro, o prefeito de Morada Nova, Vanderlei Nogueira, destacou a importância dos esforços do governo estadual no sentido de apirmorar políticas de planejamento. “Ontem (dia 25) do plenejamento Ceará 2050 e nesta terça-feira (dia 26) também fiz questão de estar presente nessa oficina de avaliação do PPA”.

“Muitos municípios estão em situação de dificuldade atualmente porque não possuem cultura de planejamento”, ponderou o prefeito Vanderlei Nogueira. Para a sua região, ele explicou que a prioridade maior para os próximos anos é assegurar oferta de água para culturas irrigadas, o que está incluso no eixo de discussão Ceará Sustentável.

Outra questão importante, conforme o prefeito, é a atração de investimentos para a região, no âmbito do Ceará de Oportunidades. “Temos duas grandes empresas em Morada Nova – uma trabalha com derivados do leite e outra produz calçados. Ambas são relevantes na geração de emprego e renda, mas precisamos avançar, atrair novos negócios”, afirmou.

A próxima oficina de avaliação do PPA está prevista para quinta-feira (dia 28), na cidade de Aracati, e vai congregar municípios do Litoral Leste. E o último dos 14 encontros regionais, que tiveram início em maio, está programado para o dia 04 de julho, na Região da Grande Fortaleza.