Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Do que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

Home > Leia mais > Técnicos da SEPLAG apresentam trabalhos no VI CONSAD
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Técnicos da SEPLAG apresentam trabalhos no VI CONSAD
PDF

Experiências da gestão do Governo do Ceará foram relatadas

Técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) participaram do VI Congresso CONSAD de Gestão Pública, com apresentação de trabalhos relatando as experiências na administração pública do Governo do Estado. O evento foi realizado no período de 16 a 18/04, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Congresso reuniu 2.438 participantes entre especialistas, gestores e servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Vanessa Machado Arraes, Coordenadora da COMGE, Ricardo Ribeiro Santos, Orientador da Célula de Redesenho de Processos, e Aline Barbosa Mendonça, Analista de Sistema, participaram do painel “Otimização de Processos”, que teve como objetivo apresentar a experiência em redesenho de processo adquirida pela Coordenadoria de Modernização da Gestão da SEPLAG para prover melhorias na gestão.

Dividido em quatro partes, o trabalho fundamenta a importância do redesenho de processos na gestão pública e explica a estruturação do Governo do Estado para realização desta atividade. Em seguida evidencia a metodologia utilizada, detalhando as atividades realizadas em cada etapa do redesenho. A terceira parte discorre acerca das dificuldades inerentes às atividades do redesenho de processos e descreve as medidas adotadas para mitigá-las. Por fim, o trabalho é concluído apresentando os benefícios alcançados na gestão, a partir dos redesenho de processos realizados.

No painel “Coordenação Informal”, Rejane Albuquerque Cavalcante, Analista de Planejamento e Orçamento, fez abordagem sobre líderes transacionais e transformacionais em uma organização pública: um estudo com geração boomers, x e y.

Para ela, o estudo da liderança pode não ser uma novidade, mas sua abrangência como força impulsionadora nos indivíduos frente aos desafios empresariais e sua importância como ferramenta humana que dirige o comportamento dos indivíduos na direção das metas organizacionais, no entanto, a torna, ainda, um constructo a ser pesquisado.

Dada a diversidade de enfoques na liderança, o trabalho enfocou somente as abordagens transacional e transformacional. O estudo tem por objetivo explorar os estilos de liderança dentro de uma organização pública a partir da perspectiva de líderes de diferentes gerações. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com caráter exploratório, em que a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e a interpretação dos dados por análise de conteúdo. O público entrevistado pertence às gerações X e Y e seus lideres são de gerações Boomers, X e Y. Como resultado, a percepção dos indivíduos nos relatos demonstrou que há pouco feedback positivo, que se sentem pouco inspirados por seus líderes, há muito controle, mas, apesar disso, a participação não é tolhida.

“Orçamento e Qualidade do Gasto Público: experiências estaduais” foi o título do painel que teve a participação dos analistas de Planejamento e Orçamento, Marcelo Correia Lima da Rocha, Francisco Ailson Alves Severo Filho, George Kilmer Chaves Craveiro e Raimundo Avilton Meneses Júnior. Os analistas expuseram sobre o tema “O Modelo de Planejamento e Gestão do Custeio dos Serviços Públicos do Governo do Estado do Ceará – MAPP Gestão”.

Segundo eles, o equilíbrio financeiro na Administração Pública é questão fundamental para a continuidade da prestação dos serviços públicos de qualidade à sociedade. Apresentaram a experiência do Governo do Ceará na implementação de um modelo de gestão voltado para o planejamento e que contribui com o gerenciamento do custeio dos equipamentos públicos estaduais. Em face ao expressivo número de obras, a atual administração deparou-se com o crescimento do custeio e, portanto, desenvolveu um método para o levantamento dos custos e definição do padrão de funcionamento dos novos equipamentos, denominado MAPP Gestão.



26.04.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  /85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara

 

Compartilhe um link no Twitter:  

Agenda - Outubro 2014

D S T Q Q S S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1