Rede de Planejamento discute melhoria na metodologia do PPA

31 de janeiro de 2019 - 15:49

Cerca de 100 técnicos de órgãos e entidades do Governo do Estado, integrantes da Rede Estadual de Planejamento, começaram a discutir a melhoria da metodologia de formulação do Plano Plurianual 2020-2023. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A expectativa da secretaria é que os seminários regionais tenham início no próximo mês de maio.

Segundo o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, no encontro foram apresentadas as linhas gerais do processo e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos para trabalhar focados na metodologia, governança e participação cidadã, coletando insumos para as melhorias”. Após a divisão, os participantes receberam uma situação problema para servir como base do diálogo em busca das causas e em seguida propor soluções. “O material colhido junto aos grupos servirá de subsídio para elaboração da nova metodologia do PPA, a ser consolidada e encaminhada a cada participante do encontro”, informou Débora Viegas, facilitadora de inovação em políticas públicas da Seplag.

O Plano Plurianual – PPA é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, conforme disposto no artigo 165 da Constituição Federal de 1988. O PPA declara ainda as escolhas pactuadas com a sociedade e contribui para viabilizar os objetivos propostos na consecução dos resultados almejados.