Secretários executivos se reúnem na SEPLAG

31 de outubro de 2013 - 18:53

A pauta do encontro mensal da Rede Estadual incluiu quatro temas para discussão

Os secretários executivos do Governo do Estado se reuniram, nesta quinta-feira, 31/10, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo da SEPLAG, Marcos Brasil, e teve como assuntos abordados o Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial, Cinturão Digital, Congresso de Direito Administrativo e Leilão de Patrimônio.

Inicialmente, Marcos Brasil sensibilizou os gestores a indicarem pessoas para participar do Congresso de Direito Administrativo. “É importante que vocês indiquem nomes, preferencialmente da área do Direito, para participar do Congresso. As inscrições estão asseguradas pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP) e ainda temos 90 vagas disponíveis”, disse Brasil. O prazo para envio dos nomes termina nesta sexta-feira, 01/11.

No segundo momento, a diretora da EGP, Lena Neiva, apresentou o Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial. De acordo com a diretora, trata-se de capacitação destinada à média e alta gerência com o objetivo de melhorar as políticas públicas do Estado. “Para desenvolver este Programa, o Governo disponibilizou recursos e realizamos pesquisa de diagnóstico para identificar o perfil dos gestores do Estado. A partir disso, analisamos instituições de renome para desenvolvê-lo e firmamos parceria com a Fundação Dom Cabral”, explicou Lena. Serão oferecidas, de início, duas turmas, que terão aula inaugural na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, no Hotel Gran Marquise.

Em seguida, Fernando Carvalho, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (ETICE), traçou um histórico de planejamento e implantação do Cinturão Digital do Estado e fez um comparativo de valores e qualidade da internet em relação às outras operadoras. “O nosso modelo é baseado em consumo, e não em vazão. Se você consome muito, paga muito. Isso é uma forma de dividir proporcionalmente o custeio do Governo”, afirmou Carvalho.

O último assunto abordado foi o leilão público de bens. O coordenador de Patrimônio da SEPLAG, Diarley Almeida, explicou que o leilão terá etapas mais complexas. “Vamos ter duas fases. Na primeira, atribuiremos valores aos bens de acordo com suas condições de estado e tempo de uso. Se não houver lance para ele, passará novamente pela comissão que acompanha os leilões, formada pela SEPLAG e Procuradoria Geral do Estado (PGE), e receberá novo valor, abaixo do proposto inicialmente”, explicou o coordenador. Houve discussão técnica a respeito dos valores de referência. A Secretaria Executiva, então, ficou de discutir com a Coordenadoria de Patrimônio a melhor forma para fazer essa atribuição de valores.

A próxima reunião da Rede Estadual de Secretários Executivos será realizada no final de novembro, em data a ser anunciada.

 

31.10.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
(comunicacao@seplag.ce.gov.br / (85)3101.4508) – Twitter: @SeplagCeara