Gestores iniciam curso do Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial

6 de novembro de 2013 - 03:00

Programa é iniciativa do Governo, por meio da Escola de Gestão Pública

Tiveram início nesta terça-feira (05/11) as aulas da primeira turma do curso de Gestão Pública Contemporânea do Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial, voltado para a gerência básica do Poder Executivo Estadual, composto por articuladores, assessores, chefes de gabinete, gerentes, orientadores de célula e supervisores. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), e tem como objetivo geral desenvolver competências essenciais dos gestores, de modo a subsidiar ganhos de eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas. O evento de abertura aconteceu no Hotel Gran Marquise, e contou com a presença da diretora da EGP-CE, Lena Lobo Neiva; o representante da FDC, Valdemar Barros Filho; e os gestores indicados para participarem do curso.

O programa foi elaborado considerando a necessidade de alinhar os projetos estratégicos do Governo do Estado na área da gestão. Para isto, foi feita uma pesquisa em 66 órgãos do governo estadual e em algumas escolas de governo. Segundo a diretora da EGP-CE, o foco da instituição hoje está na formação específica voltada para os gestores. “O que queremos é uma melhor gestão pública, e é por isso que investimos na formação e na construção do conhecimento”, afirmou Lena Neiva. Ela ressaltou a importância de o conhecimento adquirido permanecer a serviço do Estado, ao justificar a preferência, na composição dessas primeiras turmas, por gestores que sejam servidores efetivos.

“O ponto positivo deste curso é que estamos trabalhando com pessoas que já têm umacerta maturidade na área da gestão, o que possibilita a elas compartilharem suas experiências e enriquecer o aprendizado coletivo”, disse o representante da Fundação Dom Cabral. As aulas da primeira turma prosseguem até o dia 08 de novembro. Os gestores da segunda turma participarão do curso entre os dias 18 a 21 de novembro de 2013. Eles discutirão sobre gestão pública orientada a resultados, gestão estratégica de pessoas, gestão de processos e gestão de projetos. A carga horária é igual a 32h/a. Além dos cursos, estão previstos o investimento em outras metodologias, como a realização de seminários, palestras, oficinas entre outras.

O programa ainda contempla a realização do Curso de Gestão Pública por Resultados, que tem carga horária igual a 40h/a e é destinado à alta e média gerência (alta gerência: secretários, secretários adjuntos, secretário executivos, superintendentes, presidentes, diretores gerais, reitores e peritos gerais adjunto / média gerência: diretores, coordenadores e pró-reitores). As aulas direcionadas a estes gestores estão previstas para acontecerem no primeiro semestre de 2014. Eles serão capacitados no tocante aos seguintes temas: os cenários e perspectivas da gestão pública, a governança social e gestão de redes organizacionais, a gestão pública contemporânea, a visão sistêmica e modelo de gestão para criação de valor público e a liderança e gestão de pessoas no setor público.

Assessoria de Comunicação da EGP-CE
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE)
Contato: (85) 3101 3832 / (85) 8849 9895
Twitter: @egpce