Acesso Cidadão é lançado no Congresso de Gestão Pública 2013

27 de novembro de 2013 - 21:19

Serviço foi apresentado a um público superior a mil pessoas, entre dirigentes de órgãos públicos e servidores

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 27/11, o “Acesso Cidadão”. A apresentação do serviço ocorreu na abertura do Congresso de Gestão Pública 2013, no Centro de Eventos, para um público estimado superior a mil pessoas, entre dirigentes de órgãos públicos e servidores.

O Acesso Cidadão reúne, virtualmente, 2.672 serviços oferecidos por 99 instituições do Governo do Estado, sendo 64 órgãos e entidades, 12 setoriais da cultura e 23 unidades setoriais da saúde. Por meio dele, todos os cidadãos podem se informar sobre os serviços oferecidos por cada uma dessas instituições de forma fácil, prática e interativa.

“Com esse recurso, o Governo do Estado inovou. Hoje estamos aqui fazendo o lançamento de um serviço que já está feito e sendo utilizado. O Acesso Cidadão está disponível em 17 sites e já teve em torno de 140 mil acessos”, evidenciou o secretário. No Acesso Cidadão é oferecida, ainda, ferramenta para facilitar a chegada ao local de atendimento, com dados de distância de local, roteiro de carro e linhas de ônibus disponíveis.

O serviço pode ser acessado pelo site (www.acessocidadao.ce.gov.br). Também está disponível no site oficial do Governo do Estado (www.ceara.gov.br), Secretaria do Planejamento e Gestão (www.seplag.ce.gov.br) e Portal da Transparência (http://transparencia.ce.gov.br). Futuramente estará disponível nos sites das demais instituições do Poder Executivo Estadual.

Congresso de Gestão Pública 2013

Durante a abertura do Congresso, a palestra “Sociedade e Gestão Pública: desafios para uma governança” foi proferida pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo. Na ocasião, ele destacou a importância da gestão cooperativa. “É essencial que os governos federal, estadual e municipal trabalhem visando uma gestão cooperativa, caminhando para fazer sempre mais e melhor”, disse o secretário.

A diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Lena Neiva, reiterou a ideia do secretário: “Esse momento tem o objetivo de reunir as três esferas e pensar, discutir e fazer estratégias de melhoria da gestão pública, visando a qualidade de vida do cidadão”.

Também estiveram presentes na solenidade o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Hélio Parente, os secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura, Philipe Nottingham, do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, das Cidades, Carlo Ferrentini, os secretários adjuntos da Secretaria da Fazenda, Marcus Coelho, e da Secretaria da Cultura, Ana Márcia Diógenes, e a coordenadora do Prêmio Ceará Gestão Pública, Silvia Kataoka.

Vídeo da palestra “Sociedade e Gestão Pública: desafios para uma governança” foi proferida pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo – Parte 1

Vídeo da palestra “Sociedade e Gestão Pública: desafios para uma governança” foi proferida pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo – Parte 2

Prêmio Ceará Gestão Pública

A solenidade também contemplou a entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública, que reconheceu instituições que evidenciaram melhoria gerencial rumo à inovação, redução de custos, qualidade dos serviços prestados e satisfação do cidadão. A avaliação baseou-se no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) nos instrumentos 500 e 250 pontos.

Na categoria de 250 pontos receberam certificado de reconhecimento na faixa bronze o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria das Cidades.

Já no instrumento de 500 pontos, instituições foram reconhecidas nas faixas troféu, ouro, prata e bronze. Na faixa troféu, receberam homenagem o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Na faixa ouro, a comenda foi dada ao Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A homenagem na faixa prata foi dada às seguintes instituições: Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), Hospital Geral César Cals (HGCC) e Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). Na faixa bronze da categoria 500 pontos, receberam reconhecimentos a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE) e o Hospital Professor Frota Pinto – Saúde Mental de Messejana.

A coordenadora do Prêmio, Silvia Kataoka, parabenizou as instituições premiadas pela contribuição para a gestão pública. “O serviço público pode sempre melhorar, só depende de cada um de nós, servidores. As instituições que se destacaram aqui hoje são exemplo disso”, finalizou.

27.11.2013
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará