PIB cearense supera pela 16ª vez consecutiva o índice nacional

16 de junho de 2014 - 20:19

Economia cresce 3,93 no primeiro trimestre de 2014

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) – que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos -, cresceu 3,93 por cento no primeiro trimestre de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 1,94 por cento. As informações foram dadas pelo secretário adjunto do Planejamento e Gestão, Carlos Eduardo Sobreira, e pelo diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, na tarde desta segunda-feira, 16/06, na Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG).

O desempenho do PIB do Ceará nos três primeiros meses deste ano superou, pela 16ª vez consecutiva, o resultado nacional, que foi de 1,90 por cento nos três primeiros meses de 2014. Com o resultado, a estimativa é de que o crescimento do PIB mantenha-se acima a perspectiva do índice nacional, como vem ocorrendo nos últimos anos, devendo fechar 2014 em quatro por cento.
Carlos Eduardo Sobreira enfatizou o volume de investimentos que o Ceará apresenta como o principal fator que impulsiona esse crescimento.  O secretário ajunto afirmou que, atualmente, o Ceará tem o maior volume de recursos da história. “Com relação ao investimento público para 2014, nós deveremos atingir a sigla de oito bilhões de reais. Esse é o maior volume de recursos em toda a história do Ceará em um único ano. Deste total, 2,4 bilhões são recursos do tesouro. Os demais recursos são provenientes de órgãos federais e financiamentos externos”, disse o secretário.

Dentre os três setores que compõem o PIB – serviços, indústria e agropecuária – foi este último que apresentou o melhor resultado no primeiro trimestre de 2014, com uma evolução de 41,8 por cento em relação ao ano passado.  Já o setor de serviços cresceu quatro por cento, enquanto a indústria apresentou índice de 1,7 por cento.

O diretor geral do IPECE observou que o crescimento de 41,8 por cento da agropecuária foi em consequência das chuvas verificadas no Estado no final de 2013 e início de 2014, mas que em comparação com o primeiro trimestre de 2012 o setor apresentou queda de 5,94 por cento.  O resultado do segmento de serviços, de quatro por cento, foi puxado pela boa evolução do comércio, que evoluiu 8,13 por cento no primeiro três meses de 2014 em relação a 2013, bem como por alojamento/alimentação, com 10,48 por cento.
 Já o setor indústria, que evoluiu 1,7 por cento no primeiro trimestre de 2014, o melhor desempenho, de 4,87 por cento, ficou com eletricidade/gás/água, seguido pela construção civil, com 3,43 por cento e transformação, com 0,85 por cento. A extrativa mineral, que também faz parte do segmento, apresentou queda de 19,87 por cento.

Economia

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Eseses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

16.06.2014
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará