Ceará conhece experiência catarinense em gestão de pessoas e virtualização de processos

3 de março de 2020 - 10:53 #

A comitiva cearense foi formada pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, pela coordenadora de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Evelise Braga, a coordenadora de Modernização da Gestão do Estado, Vanessa Arraes, e a orientadora da Célula de Gestão da Folha de Pagamento, Cristiane Lorenzetti

Como parte do trabalho para modernizar e dar mais eficiência aos serviços do Governo do Ceará, uma comitiva da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) visitou, no último mês, o Governo de Santa Catarina a fim de conhecer o sistema de gestão de pessoas utilizado naquele estado e de discutir possíveis parcerias. “Temos conversado com algumas empresas sobre uma solução digital para a gestão de pessoas no Ceará. Uma das empresas cujo sistema mais atende às necessidades locais desenvolveu e implantou solução semelhante em Santa Catarina. Assim, fomos até lá para conhecer melhor e ouvir experiência de quem utiliza esse sistema”, conta o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, que representou o titular da Seplag, Flávio Jucá.

Além de utilizar o sistema de gestão de pessoas há mais de 10 anos e de possuir um número de servidores semelhante ao quantitativo existente no Ceará, o estado de Santa Catarina também tem acordo de cooperação firmado com o governo cearense, favorecendo o intercâmbio de experiências e de soluções tecnológicas. Por isso, também foi debatida, durante a visita, a possibilidade de Santa Catarina ceder ao Ceará, de forma gratuita, os códigos fontes do sistema de gestão de pessoas, uma vez que, segundo o secretário Ronaldo Borges, as funcionalidades utilizadas atualmente pelo estado sulista atendem às necessidades do Ceará.

“Visitamos a empresa que implantou o sistema de gestão de pessoas a fim de conhecer a robustez do empreendimento e as técnicas utilizadas no desenvolvimento do sistema”, acrescenta o secretário, que viajou acompanhado da coordenadora de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Evelise Braga, da coordenadora de Modernização da Gestão do Estado, Vanessa Arraes, e da orientadora da Célula de Gestão da Folha de Pagamento, Cristiane Lorenzetti. A comitiva cearense foi recepcionada pela equipe da Secretaria de Administração de Santa Catarina.

Governo Digital

No âmbito do Programa Governo Digital, em curso no Ceará, a comitiva da Seplag conheceu o sistema de virtualização de processos utilizado por Santa Catarina. “É uma solução muito interessante. Conhecemos mais sobre as funcionalidades desse sistema e também sobre as necessidades daquele estado no que diz respeito à virtualização de processos, as dificuldades enfrentadas, o investimento realizado e o relacionamento com a empresa fornecedora. Foi outro ponto positivo da nossa visita, pois vimos requisitos no sistema deles que não estavam previstos no nosso”, conta o secretário Ronaldo Borges.

Com o Programa Governo Digital, o Ceará pretende virtualizar o maior número possível de processos, melhorando a qualidade dos trabalhos realizados e oferecendo mais comodidade aos cidadãos, que não precisarão mais se deslocar para secretarias ou órgãos governamentais para solicitar a maioria dos serviços prestados pelo Estado.

Inovação

A comitiva da Seplag também visitou a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), acompanhada por Jéssika Moreira, coordenadora do Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Com mais de 1.200 associados, a Acate tem a missão de fomentar o empreendedorismo inovador em Santa Catarina, apoiando todo o ecossistema local, incluindo startups e empresas de grande porte. A Associação também inclui um centro de inovação.