PLANEJAMENTO  >  GESTÃO PARA RESULTADOS

ProGpR

 

O Programa de Formação Continuada em Gestão para Resultados ProGpR, implementado em 2016 pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com as escolas de governo do Ceará, envolve a realização de formações, cursos livres, oficinas e seminários. concluiu sua primeira edição ainda em 2019. Propõe-se então a realização de uma nova edição do programa para 2021, denominado ProGpR 2.0, o qual irá trazer para o contexto estadual discussões e vivências que promovam a inovação na gestão das políticas públicas.

 

A 2ª edição do ProGpR vem na esteira da consolidação da formação continuada em GpR, à qual passou por um considerável fortalecimento diante da realização da Especialização em Gestão para Resultados, no âmbito da Escola de Saúde Pública ESPCE, totalizando 460h de formação para seus concluintes. Originada como parte integrante do ProGpR, a especialização terá outras turmas, a partir de parcerias com a Universidade Estadual do Ceará – UECE e a Academia Estadual de Segurança Pública – AESP.

 

Considerando os cursos regularmente ofertados no âmbito da EGPCE, pretende-se que a formação oferecida a partir do ProGpR 2.0 esteja alinhada às demandas específicas observadas durante a implementação dos macroprocessos do modelo de Gestão para Resultados no Governo do Estado, regulamentado pelo Decreto Nº 32.216, de 08 de maio de 2017, a saber: Planejamento de Longo Prazo, Plano Plurianual, Agendas Estratégica Setoriais, Acordo de Resultados, Orçamento, Monitoramento e Avaliação. Todavia, ainda se visa o reaproveitamento dos procedimentos avaliados positivamente e a correção das deficiências observadas durante a primeira edição do programa.

 

Objetivos:
Desenvolver as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) técnicas, gerenciais e organizacionais, necessárias à consolidação do conhecimento e das práticas referentes à Gestão para Resultados e ofertar eventos de formação que priorizem discussões e vivências relacionadas a processos inovadores de gestão de políticas públicas.

Metodologia:
Metodologicamente, estão previstas, inicialmente, um total de cinco modalidades distintas de eventos de formação no âmbito do ProGpR 2.0. São eles:

 

EVENTOS DE FORMAÇÃO

DESCRIÇÃO

Especialização

Curso lato sensu destinado a graduados que buscam obter conhecimentos aprofundados em uma área. São realizados por Instituiçẽos de Ensino Superior.

Formações e cursos

Modalidade de curta e média duração, presencial, remoto ou à distância, ofertada sem a exigência de pré-requisitos ou formação prévia.

Rodas de debate e Rodas de conversa

Rodadas de apresentações de trabalhos relacionados a uma proposta de tema central para a condução de discussões abertas e/ou suas áreas correlatas.

Palestras

Apresentação esquematizada de curta duração, abordando um tema ou trabalho, realizada por um convidado de notório saber.

Seminários

Modalidade que consiste de múltiplos convidados, de notório saber, de temas propostos.

Oficinas

Modalidade direcionada à aprendizagem prática de metodologias, técnicas e ferramentas específicas de trabalho. Inclui a categoria de workshop — oficinas voltadas ao aprendizado coletivo e ao compartilhamento de experiências.

 

Principais Entregas:

2021

Especialização em Gestão para Resultados no âmbito da Segurança Pública (408 horas) em parceria com a AESPCE

Curso de Formação de Multiplicadores em Gestão Pública para Resultados (20 horas), em parceria com a EGPCE.

 

2016 – 2020

  Especialização em Gestão para Resultados (460 horas) em parceria com a ESPCE
  Formação em Gestão para Resultados (240h), em parceria com a EGPCE.
  Introdução à Gestão para Resultados (40 horas), em parceria com a EGPCE.