Seplag vai coordenar plano de ação para retomada do emprego

31 de março de 2017 - 17:25

 

Após consolidada, a proposta do plano será levada para avaliação do governador Camilo Santana

Em reunião realizada no dia 29 de março, na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), entre secretarias e órgãos mais diretamente ligados à atividade econômica no Ceará, ficou pactuado que até meados de abril será consolidado um plano de ação – que será posteriormente levado para avaliação do governador Camilo Santana – propondo ações objetivas e de efeito rápido para o fomento ao emprego no Estado.

A iniciativa, segundo o titular da Seplag, Francisco de Queiroz Maia Júnior, visa integrar esforços entre as secretarias setoriais no sentido de remover possíveis gargalos na efetivação de investimentos e dar maior celeridade à implementação de projetos com potencial de gerar renda e empregos. “Nesse momento, não se trata necessariamente de aumentar o investimento público, mas criar um ambiente de negócios mais favorável para que as coisas efetivamente aconteçam”.

Na avaliação de Maia Júnior esse ambiente favorável aos investimentos tanto pode acontecer na forma de simplificação de normas e regulamentos para formalização de empresas como no incentivo a investimentos que agreguem novas soluções tecnológicas ou gerem mão de obra intensivamente. “A questão do emprego é muito sensível, pois além da repercussão sobre a cadeia econômica tem reflexo sociais intensos”, ponderou o secretário.

Presente a reunião, o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, destacou a importância do papel do setor da construção civil para retomada imediata do emprego, especialmente no segmento habitacional. Além disso, destacou que sua pasta dispõe de R$ 800 milhões para aplicar em estradas. “Podemos direcionar parte desses recursos para setores que respondam de forma rápida em termos da dinamização da economia e do emprego”, observou.

Além do emprego, Maia Júnior ressaltou que o plano de ação também vai trabalhar para retomar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual  e aumentar a receita tributária para fazer frente a investimentos que impulsionem a economia cearense. Na avaliação do secretário da Fazenda, Mauro Filho,  o estado do Ceará tem um histórico de soluções arrojadas e precisa manter essa tradição. “O que precisamos nesse momento é foco e integração de esforços para colhermos resultamos de forma rápida”, afirmou.

Ao final da reunião na Seplag, ficou acertado que a partir de segunda feira (03 de abril) começa uma série de reuniões setoriais para consolidar o plano de ação. Participaram do encontro, além das pastas citadas, as secretarias de Recursos Hídricos, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cidades e Turismo, Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e Junta Comercial.

 DSC 7026

31.03.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898