Maia Júnior fala a jovens empresários

23 de agosto de 2017 - 16:47

A convite da Associação de Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza, na terça-feira (22 de agosto), o secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, participou de evento no qual foi questionado sobre assuntos como a gestão fiscal do Ceará; o ambiente de negócios para atração de investimentos; o papel da inovação para o crescimento regional; além do Plano Ceará 2050  – projeto que vai ser lançado brevemente pelo governador Camilo Santana, e que objetiva traçar estratégias para acelerar o desenvolvimento socioeconômico nas próximas décadas.

Maia Júnior iniciou a reunião aconselhando os jovens empresários a não desacreditarem da política.  “Mesmo diante desse cenário de corrupção no país, é por meio da política que as soluções precisam vir”, ponderou. “O que necessitamos é preparar novas lideranças para ocupar espaços na área da gestão pública, empresarial e na própria política. Tão nociva quanto a corrupção, às vezes, é incapacidade do país de formar gestores competentes – seja na esfera pública ou empresarial”, observou.

O secretário Maia Júnior ressaltou também que estão em curso medidas para alavancar o emprego e a renda no Ceará, com ênfase nos investimentos públicos em infraestrutura (estradas, recursos hídricos), mas que a grande aposta do governo estadual para que o estado acelere seu desenvolvimento futuro é a Educação. “O Ceará evoluiu em vários aspectos. Mas agora vivemos num mundo mais complexo, em que precisamos aliar a capacidade empreendedora empresarial com a força do conhecimento das nossas escolas e universidades”.

Segundo Maia Júnior, empreendedorismo, conhecimento e inovação serão o foco do planejamento do Ceará 2050.  “Nas últimas três décadas tivemos iniciativas de destaque no país, seja na área de gestão fiscal, da infraestrutura, na atração de investimentos e melhoria de indicadores sociais”, afirmou aos jovens empresários. “Mas nossa avaliação é que esse ciclo está se esgotando e o estado do Ceará precisa voltar a ser protagonista de políticas públicas avançadas. E esse é o projeto que queremos esboçar no Ceará 2050”, acrescentou.

23.08.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495