Ano positivo, avalia o secretário Maia Júnior

18 de dezembro de 2017 - 12:16

Para o secretário o Ceará tem uma gestão diferenciada em relação ao País

Em entrevista logo após a confraternização de Natal dos servidores da Seplag, na manhã do dia 18, o secretário Maia Júnior destacou os avanços consolidados ao longo de 2017 pelo Governo do Ceará e afirmou que o Estado, apesar das dificuldades conjunturais do País, está mantendo um “largo programa de investimentos”.

De acordo com o secretário Maia Júnior, entre os anos 2017 e 2018 o Governo do Ceará pretende concluir investimentos de cerca de R$ 8 bilhões no âmbito do programa Ceará Veloz, cujo objetivo é focar recursos financeiros em setores que dão respostas rápidas em termos de geração de renda e empregos – a exemplo da construção civil.

“Além de pagar em dia os servidores e fornecedores e manter em regular funcionamento os serviços, estamos realizando investimentos – mesmo num ambiente de dificuldade econômica no País. Isso é muito importante, considerando que muitos estados não estão sequer conseguindo saldar a folha de pagamento”, observou secretário.

Maia Júnior destacou que hoje o Ceará tem uma gestão diferenciada em relação ao País, decorrente de uma política continuada de boa gestão fiscal. “No Ceará, há muitos anos, a gente não gasta mais do que arrecada”. Segundo o secretário, isso tem permitido aumentar investimentos em Saúde, Educação, Segurança Pública e Combate à Pobreza.

“Em relação ao intervalo janeiro-novembro do ano anterior, vamos fechar o mesmo período de 2017 com um montante de investimentos 8,5% superior”, informou. No mesmo comparativo, a folha de pagamento cresceu cerca de 6,0%, em função da contratação de novos servidores, especialmente na área de Segurança Pública, além da recomposição salarial para alguns segmentos.

O secretário também assegurou que a tendência é de manter os investimentos em áreas sensíveis para o Estado – escolas em tempo integral, hospitais, estradas e mobilidade urbana (metrô, VLT), entre outros. Citou como exemplo a pretensão do governo iniciar em 2018 o hospital regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.

“Quase todos os investimentos estão com a equação financeira praticamente resolvida. Há pendências apenas em relação ao Acquário e a linha leste do Metrofor – esta porque depende de contrapartida federal, que foi suspensa em decorrência da crise econômica que afetou os País nos últimos anos”, afirmou Maia Júnior

Na área econômica, o secretário disse que o Estado já começa a dar sinais de recuperação. “Este ano, a estimativa é de crescimento de 1,4%. Ainda é pouco, mas as perspectivas são positivas, até porque temos a possibilidade de incremento com os “hubs” de fibra ótica e aeroportuário, e a possibilidade de parceria com Roterdã no Porto do Pecém”.

Na avaliação do secretário Maia Júnior, o Ceará vai concluir o ano de forma mais satisfatória do que iniciou. “Em fevereiro de 2017 o ambiente era de retração econômica e de um certo desalento com as perspectivas do Estado. Mas desde então consolidamos vários avanços e já estamos trabalhando uma agenda positiva para o Ceará em 2018”, resumiu.