Revisão do PPA 2016-2017 tem início pelo Litoral Oeste/Vale do Curu

30 de maio de 2018 - 14:24

Representantes de 12 municípios estiveram reunidos para avaliar políticas públicas do governo estadual

Na quarta-feira, dia 30, integrantes de várias secretarias estaduais, sob a coordenação da pasta de Planejamento e Gestão (Seplag), deram início, na cidade de Itapipoca, a uma série de reuniões regionais para avaliação do Plano Plurianual (PPA) relativo aos anos de 2016-2017.

O evento, que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Itapipoca, reuniu lideranças de 12 municípios da região, que inclui também Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Miraíma, Pentencoste, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Esses municípios possuem população de 394 mil habitantes e compõem uma das 14 regiões administrativas inclusas no PPA. As demais serão visitadas no decorrer do mês de junho. Além de avaliar as políticas públicas em execução, o encontro também debate estratégias para o desenvolvimento futuro do Ceará.

O evento realizado em Itapipoca foi organizado em três grupos de discussão: O Ceará Acolhedor/Ceará Pacífico, por exemplo, incluiu temas como assistência social, habitação, inclusão social e direitos humanos, segurança pública e políticas sobre drogas.
O grupo Ceará de Oportunidades/Ceará do Conhecimento tratou principalmente de agricultura familiar, agronegócio, trabalho e renda, turismo, educação, infraestrutura e ciência, tecnologia e inovação. O Ceará Sustentável/Saudável, por sua vez, teve como ênfase questões como recursos hídricos, energias, meio ambiente, saneamento básico e saúde.

“O que pretendemos com esse encontro é constatar se o planejamento que fizemos para os últimos dois anos (2016-2017) foi cumprido a contento, bem como avaliar com os atores sociais presentes nessas reuniões quais são as questões que precisam de maior atenção daqui por diante”, observou Avilton Júnior, coordenador de Planejamento e Gestão da Seplag.

Segundo Avilton Júnior, na próxima semana a mesma metodologia de avaliação do PPA será levada às regiões do Cariri, Centro Sul e Sertão Central. “Queremos escutar as pessoas que vivem nessas regiões, ouvir críticas, se for o caso, e principalmente colher subsídios para formatar o próximo Plano Plurianual”, ponderou o coordenador da Seplag.