Ceará tem boas perspectivas de acordo na avaliação do BNDES

9 de julho de 2013 - 21:20

Gerentes do BNDES estiveram reunidos com o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, no início da tarde desta terça-feira, na SEPLAG, quando anunciaram uma boa notícia. O Estado do Ceará teve avaliação positiva na nova classificação de risco feita pelo banco. Com isso, cresce a margem para elevar o nível de endividamento do Estado. “Fico feliz ao receber essa informação. Vou colocar o governador Cid Gomes a par dessa boa situação para que possa pinçar alguns projetos nessa aliança estratégica”, afirmou o secretário Eduardo Diogo.   

O gerente da Área de Infraestrutura Social do BNDES, Jorge Luiz Sellin Assalie, explicou que na avaliação o Ceará teve como pontos positivos baixo endividamento, boa gestão e despesas com pessoal adequada aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nesse último item, vale destacar que, apesar da elevação da folha, o Estado mantém-se bem em relação à Receita Corrente Líquida, respeitando os limites da LRF.

Com esta avaliação positiva na classificação de risco, o Ceará dispõe de maior margem para novas operações com o BNDES, que tem interesse em projetos como o Metrô Linha Leste e o Saneamento Ambiental. “Existe espaço para o fortalecimento da parceria estratégica entre o BNDES e o Estado do Ceará”,  acrescentou o gerente do BNDES.  

A equipe do BNDES, representada por Jorge Luiz e Carlos Vinícius, esteve reunida na manhã desta terça-feira com a Coordenadoria de Cooperação Técnico-Financeira, além de coordenadores de Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Secretaria da Fazenda. À tarde, o encontro será com gestores de órgãos e entidades que têm projetos elegíveis na operação de crédito do BNDES/Estados.

 

 

09.07.2013
Assessoria de Comunicação da Seplag
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (    comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara