24% das aquisições do Estado em 2021 foram realizadas com micro e pequenas empresas

9 de junho de 2022 - 16:23 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Responsáveis pela geração de cerca de 70% das vagas de emprego no País, conforme estimativas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas representam um segmento importante para a economia, sendo estimuladas pelo Governo do Ceará a venderem para o Estado e, assim, fortalecerem seus negócios. Somente em 2021, cerca de 24% das aquisições realizadas pelo Governo do Ceará foram com micro e pequenas empresas, totalizando R$ 3,5 bilhões em negócios com o segmento. Os números foram apresentados pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), nesta quarta-feira (8), durante a 48ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, onde houve o lançamento do Plano Anual de Compras 2022. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Estado.

“Os números relativos às aquisições do Governo do Ceará com os pequenos negócios mostram o potencial desses empreendimentos e o êxito das ações governamentais para estimulá-los a vender para o Estado. Quando uma pequena empresa ou Microempreendedor Individual (MEI) vende para o Estado, ele não enfrenta problemas para receber seu pagamento. Além disso, esses negócios ficam com um currículo extremamente saudável, pois o Estado é muito exigente. Então, se esses empreendimentos vendem para o Estado, eles conseguem um padrão elevado diante da concorrência”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, na abertura da reunião.

O secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro Vasconcelos, reforçou que é importante que as micro e pequenas empresas façam adesão “ao movimento que vem sendo articulado pelo Estado no sentido de, cada vez mais, inserir os pequenos negócios no seu sistema de compras, o que certamente é bastante salutar para os empreendimentos e para a economia cearense”.

Conhecer para vender

Durante a reunião, o coordenador de Gestão de Compras da Seplag, Valdir Augusto da Silva, apresentou aos participantes o Portal de Compras do Governo do Ceará (https://www.portalcompras.ce.gov.br/), destacando que o site contém todas as informações necessárias, inclusive tutoriais, para que micro e pequenos empreendedores vendam para o Estado. “O Governo do Ceará vem conduzindo uma política adequada de fomento à participação dos pequenos negócios nas compras do Estado. Com o Plano Anual de Compras, queremos ampliar a participação dos pequenos negócios nas aquisições governamentais. A ideia é que a gente tenha cada vez mais fornecedores participando das compras do Estado. Isso é bom para o Estado, para o empreendedor e para a sociedade”, afirmou.

Outra iniciativa estadual para fomentar a participação dos pequenos negócios é o curso “Como Vender Para a Administração Pública”, realizado em parceria com a Sedet e com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). O curso é destinado aos pequenos empreendedores interessados em contratar com a administração pública e tem o objetivo de proporcionar conhecimentos básicos aos empreendedores interessados no processo de compras governamentais sobre como identificar oportunidades de negócio e se preparar para participar das contratações da administração pública. A terceira turma do curso deverá ocorrer dentro de 20 dias.