Doação de leite humano e potes de vidro ajuda a salvar vidas

30 de agosto de 2023 - 14:15 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Os benefícios do aleitamento materno vão muito além do universo mãe-filho. Eles impactam toda a sociedade, indo da redução de gastos com saúde à preservação do meio ambiente. Diante da importância do tema e entendendo que o aleitamento materno é um assunto que deve ter o conhecimento e o apoio de todos, a Secretaria do Planejamento de Gestão do Ceará (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDEP), aderiu à campanha Agosto Dourado e realizou, na manhã desta terça-feira (29), a palestra “Aleitamento materno e trabalho”, proferida pela enfermeira Marielle Ribeiro, do Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac).

O evento reuniu servidores e colaboradores da Pasta e foi uma oportunidade para esclarecer sobre a importância do tema para a sociedade como um todo, bem como ampliar os horizontes de apoio ao aleitamento materno. “A amamentação não é só leite. Ela é colo, é vínculo. Conseguimos identificar os benefícios da amamentação em tudo. Para os bebês, o leite humano reduz 13% das mortes infantis por causas evitáveis e proporciona proteção ao longo da vida. Para as mulheres, há impactos positivos na saúde também, com a redução do útero ao tamanho normal e a diminuição do sangramento após o parto e com um efeito protetor contra o câncer de mama. Para mãe e para filho, há ainda o benefício do fortalecimento do vínculo afetivo. Os benefícios da amamentação também se estendem para a sociedade em geral, uma vez que há redução de gastos com tratamentos de saúde e menor impacto para o meio ambiente com o descarte de latas, por exemplo”, destacou a enfermeira.

Durante a palestra, Marielle Ribeiro também falou sobre a atuação do Banco de Leite Humano da Meac, que inclui a orientação de gestantes para a amamentação, o apoio às mães com alguma dificuldade no aleitamento materno e a coleta e processamento adequado do leite humano que é doado. Ela destacou ainda algumas iniciativas que todos podem ter para apoiar a amamentação.

“O índice de aleitamento exclusivo está abaixo de 50% no Brasil. O retorno ao trabalho é um momento crítico para o desmame precoce. Mas todos podem apoiar o aleitamento materno e incentivar a doação de leite. Também é importante doar e estimular a doação de potes de vidros adequados para o armazenamento do leite humano em locais como o Banco de Leite da Meac. A informação é algo fundamental nesse processo, e isso qualquer um pode ter”, afirmou a enfermeira.

O leite humano doado ao Banco de Leite da Meac passa por um processo de pasteurização e por uma série de testes para ser ofertado com segurança aos bebês internados nas cinco unidades neonatais da Maternidade. De acordo com a enfermeira, um mililitro (ml) de leite é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso do bebê.

Doação de potes de vidro

Tão importante quanto a doação de leite humano é a doação de recipientes adequados para o processamento do leite. A enfermeira da Meac reforçou que o leite humano só pode ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e com tampa de plástico, a exemplo das embalagens de café solúvel. “A doação de frascos é fundamental para que aconteça a doação de leite materno”, reforçou.

Para ajudar a Meac, a Seplag está coletando doações de potes de vidro até a próxima sexta-feira (1º). As doações podem ser entregues na sala da CGDEP. Os potes serão doados ao Banco de Leite da Maternidade e ajudarão a salvar vidas.