Workshop aborda a gestão patrimonial do Governo do Ceará

29 de setembro de 2023 - 17:39 # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O Governo do Ceará tem ampliado os esforços para melhor gerir seus ativos, tornando possível a implementação e o fortalecimento de políticas públicas capazes de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos cearenses. Nesse sentido, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat), realizou, na manhã desta sexta-feira (29), o workshop “Gestão patrimonial e logística corporativa”. O evento ocorreu no auditório da Seplag e reuniu coordenadores administrativos-financeiros e responsáveis pelas áreas de patrimônio e logística das secretarias, órgãos e entidades da administração pública estadual.

Ao abrir o evento, a titular da Seplag, secretária Sandra Machado, destacou a importância do tema, os desafios que ainda existem e o empenho do Estado em evoluir no tema. “Ainda temos muito a melhorar, mas estamos em um processo sério, árduo e firme de ajustar os processos e, assim, aprimorar a gestão patrimonial”, disse. O evento contou ainda com o secretário executivo de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes de Sousa.

Após a fala da secretária, o coordenador da Copat, Otávio Vasconcelos, apresentou a coordenadoria e abordou temas como as obrigações patrimoniais dos órgãos/entidades, portal de patrimônio e logística, leilões de bens móveis, BI dos imóveis, criação da rede de gestores, aquisição de novos sistemas e revisão da legislação, dentre outros. “Neste encontro inaugural da rede de gestores de patrimônio e logística, buscamos estreitar os laços e ampliar o diálogo para, juntos, buscarmos soluções para os principais problemas na gestão patrimonial e na logística. Temos uma grande preocupação como órgão central que é a adesão das setoriais aos dispositivos legais que regulamentam a matérias”, disse.

Patrimônio

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), Carlos Eduardo Marino, o Governo do Ceará é bilionário em termos de patrimônio imobiliário, mas ainda precisa ter pleno mapeamento desses imóveis e melhorar a gestão desses ativos. “Hoje, o patrimônio do Estado do Ceará em imóveis gira em torno de R$ 23 bilhões, mas nem todas as propriedades imobiliárias do governo estadual estão registradas nos seus sistemas ou têm destinação específica”, destacou.

A melhor gestão desse patrimônio pode render recursos importantes para os cofres estaduais. Assim, no início deste mês, a CearaPar, que é uma empresa estatal vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), promoveu um evento para representantes do mercado imobiliário, investidores, secretários de Estado e outras autoridades para apresentar o novo modelo de negócios com imóveis públicos adotados pelo Estado.

Na ocasião, Eduardo Marino apresentou os imóveis prioritários para negócios, já autorizados em reunião do Conselho Estadual de Administração e Gestão de Ativos (Conag), e o passo a passo da desburocratização para proposições. De acordo com ele, as oportunidades de negócios incluem operações diretas como compra, aluguel e permuta; construção específica para um fim (built to suit); venda com arrendamento de longo prazo (sale and leaseback); e a possibilidade de parcerias com o setor privado. A CearaPar atua como catalisadora desse desenvolvimento imobiliário.

Missão

O secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa, encerrou o evento falando sobre a missão da Seplag, da CearaPar e de todos os servidores e colaboradores que atuam em órgãos/entidades da administração pública estadual.

“Acreditamos muito no sucesso da CearaPar. O sucesso dela é o sucesso do Governo do Ceará. Temos dezenas de bilhões de reais em patrimônio público e uma fração deles poderia ser rentabilizada para trazer dinheiro para os cofres públicos. Vamos fazer isso com segurança, por meio de uma parceria forte entre a Seplag, a Sefaz e a CearaPar”, destacou.