Táxi: Seplag reúne gestores de órgãos estaduais para apresentar Ata de Registro de Preços

11 de março de 2024 - 10:35 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A execução dos trabalhos realizados pelos órgãos e entidades do Governo do Ceará envolve, muitas vezes, a necessidade de transportar servidores, colaboradores e pequenas cargas, como malotes e materiais diversos. Para garantir mais uma opção para esse tipo de transporte, além de veículos alugados e frota própria, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat), disponibilizou aos órgãos e entidades do Governo do Ceará a Ata de Registro de Preços 2024/00846, por meio da qual é possível aderir aos serviços de táxi prestados pela empresa vencedora da licitação. A relevância do serviço e o sistema de gestão do serviço de táxi (TaxiGov) foram apresentados, na última sexta-feira (8), no auditório da Seplag, aos gestores dos órgãos e entidades que já aderiram à ata.

O encontro foi aberto pelo secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes, que reforçou a importância da iniciativa, cujo objetivo maior é melhorar as rotinas de trabalho nas setoriais e, consequentemente, os resultados prestados para a sociedade. “Entendemos que cada setorial é um cliente da Seplag, que existe para melhorar o planejamento e a gestão nos órgãos e entidades da administração pública estadual. Uma das nossas metas é ajudar todos os órgãos e entidades com o sistema de mobilidade e transporte. No entanto, tudo que nós fazemos só terá benefício de fato se o serviço for contratado e bem gerido pelos órgãos e entidades”, afirmou, acrescentando que a reunião faz parte de uma das metas da Seplag, que é se aproximar cada vez mais das setoriais.

De acordo com o coordenador da Copat, Otávio Vasconcelos, o TaxiGov é um sistema de transporte para servidores e colaboradores à disposição do Governo do Ceará, bem como de pequenas cargas, por meio da utilização de táxi convencional e gerenciamento por plataforma web e aplicativo para smartphones. O serviço abrange transportes na cidade de Fortaleza e na Região Metropolitana. “O objetivo é proporcionar uma alternativa logística de transporte atual, trazendo mais disponibilidade, celeridade, segurança e economia no deslocamento de pessoas e materiais, no interesse dos órgãos e entidades da administração pública estadual”, enfatizou.

Benefícios

Durante o evento, o coordenador enumerou para o público presente as vantagens do Registro de Preços e os benefícios do serviço de táxi. “O Registro de Preços permite a redução da despesa pública com vários processos licitatórios individualizados; a realização de um único processo licitatório, contemplando todos os órgãos e entidades; maior interesse do mercado e maior competição na licitação; e maior economia para todos os órgãos de forma igualitária. Com o Registro de Preços, cada órgão pode fazer a sua contratação direta com o fornecedor. Também existe a possibilidade de adesão futura de órgãos e entidades”, destacou Otávio Vasconcelos.

Em relação às vantagens do serviço de táxi, o coordenador da Copat citou a redução da despesa pública com a logística de transporte (aquisição de veículos, abastecimento, manutenção veicular, contratação de motoristas etc.), redução do risco de má utilização dos veículos oficiais, possibilidade de substituição gradual da frota de veículos próprios ou locados, dispensabilidade de frota administrativa própria, aumento da quantidade e da qualidade dos veículos à disposição dos órgãos e entidades e o sistema próprio de gestão do serviço (autorização prévia, monitoramento em tempo real, customização de relatórios gerenciais etc.).

O coordenador ressaltou ainda as principais regras para o uso do transporte de servidores, colaboradores e pequenas cargas por meio de táxi. “A utilização do serviço deverá ser restrita ao interesse público. O serviço não poderá ser utilizado, em hipótese alguma, para interesse particular. Além disso, cada órgão ou entidade designará o gestor do serviço e decidirá os critérios para autorização do uso do táxi. Vale ressaltar que o gestor setorial deverá monitorar o serviço diariamente e encaminhar os relatórios gerenciais e de ocorrências ao gestor do contrato”, explicou.

Segundo Otávio Vasconcelos, 90 órgãos/entidades foram convocados para participarem da ata. Desse total, 60 já aderiram.

Outras informações sobre a ata e o serviço de táxi podem ser obtidas com a Copat da Seplag: (85) 3101-3836.