PPA no Litoral Leste tem presença expressiva de jovens

3 de julho de 2018 - 11:18

Oportunidades de desenvolvimento e inclusão social foram alguns dos temas centrais do encontro

A reunião de avaliação do Plano Plurianual (PPA), concebido em 2015  para a região do Litoral Leste, e  realizado no último dia 28 de junho, na cidade de Aracati contou com grande presença jovens e questionamentos relacionados à criação de oportunidades de crescimento econômico e políticas de inclusão social.

Penúltima das 14 regiões estaduais que vêm sendo visitadas entre maio e julho no âmbito da avaliação da execução das diretrizes do PPA traçadas para os anos 2016 e 2017,  o evento realizado em Aracati reuniu representantes de outros cinco municípios –  Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguaribara.

De acordo com o coordenador da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Avilton Júnior, esses seis municípios têm área territorial correspondente a 3,11% do total do Ceará e abriga uma população superior a 204 mil pessoas – equivalente a 2,26% dos habitantes do estado, conforme dados de 2017.

Na abertura do encontro, realizado no Campus Aracati do Instituto Federal de Educação Ceará (IFCE), Avilton Júnior explicou que aquele era um momento oportuno para a população local fazer comparações entre o que foi planejado e realizado no período 2016-2107. “Estamos aqui para avaliar a eficácia das políticas estaduais de forma franca”.

A diretora do IFCE/Aracati, Márcia Viana, destacou a importância que as reuniões do PPA tem para o desenvolvimento estadual. “É um momento que deve ser aproveitado por todos de forma intensa, de refletir sobre o desenvolvimento estadual e o Ceará que queremos projetar para o futuro, as próximas gerações”, observou.

Na região de Aracati, também chamou a atenção a presença de uma representação de jovens surdos e intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que participaram ativamente do encontro do PPA. “É para chamar a atenção para a importância da inclusão social”, explicou Marilza da Costa, que leciona na escola estadual Beni Carvalho, naquele município.

“Estamos evoluindo, pois antes crianças surdas tinham pouco acesso ao estudo e muitas paravam no ensino médio. Agora já temos jovens nas faculdades. Mas é importante avançar mais, pois é uma questão relacionada a direitos da pessoa humana”, ponderou a intérprete Marilza Costa.

Levy de Souza Silva, de 23 anos, é um exemplo de jovens surdos que chegaram ao ensino universitário – curso de Administração. “Somos tão capazes quanto vocês (ouvintes). O que precisamos é de mais acessibilidade”, observou ele, que fundou, em maio desse ano, uma associação que congrega cerca de cem pessoas na região.

A próxima reunião de avaliação do PPA vai reunir representantes de municípios da Grande Fortaleza e está prevista para acontecer no dia 04 de julho no Campus Avançado do IFCE localizado no complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante.