Ações Desenvolvidas

 

A diversidade de ações desenvolvidas pela Copai, por meio do Programa PAI, constitui a efetivação do atendimento ao aposentado/idoso, que passa a contar com um conjunto de oportunidades socioeducativas e culturais organizadas através de projetos.

 

Conheça os projetos do PAI

 

Corpo em atividade: objetiva promover a participação em atividades físicas para melhorar a condição física, funcional e mental dos participantes. São realizadas atividades de danças (folclóricas, dança do ventre, dança flamenca, dança cigana, dança livre, salsa, mambo, tango, valsa, etc.); e Tai Chi Chuan.

 

Mãos em movimento: objetiva instrumentalizar os participantes com o desenvolvimento de habilidades manuais para permanecerem saudáveis, relevantes e engajados na sociedade. São realizadas atividades de pintura em tecido e desenho e pintura em tela. Inclui ainda a ação “Trocando de mãos”, que promove oficinas de artesanato desenvolvidas pelos componentes do grupo. O objetivo é criar peças artesanais a partir de um modelo previamente escolhido por um membro do grupo.

 

Pensando a vida – ressignificados: objetiva promover um espaço de leituras, ressignificar conceitos e a vida e promover sentimento de realização e de pertencimento. São realizadas atividades do “Café e literatura: memória, palavras e sentimentos”, que utiliza a literatura para provocar o pensamento, fornecendo chaves imaginárias, abrindo janelas e mostrando outros mundos. No curso “Contando histórias, resgatando vidas: identidade e memória”, busca-se a reflexão sobre a velhice e suas vicissitudes a partir do livro “Projeto envelhecer”, de Maria das Graças Santos de Norões Ramos.

 

O mundo ao seu alcance: objetiva fomentar a aprendizagem de línguas estrangeiras. São ministradas aulas nas línguas espanhola, inglesa e francesa, onde são realizados estudos de vocabulário, noções gramaticais básicas, desenvolvimento da compreensão oral e escrita por meio de textos, músicas e diálogos assistidos. Os participantes são apresentados às diferenças culturais de países onde a língua selecionada é de uso oficial.

 

Musicalidade da vida: objetiva proporcionar bem-estar; saúde física, mental e espiritual; integrar pessoas; desenvolver habilidades e competências; proporcionar momentos de descontração, aprendizado e sensibilização; e produzir e realizar performances artísticas através da música. São realizadas atividades de canto livre e grupo musical; atividades de relaxamento e energização através da música; e atividades para apresentar o repertório trabalhado dentro e fora da instituição.

 

Inclusão digital: objetiva criar espaços educativos para atualizar e capacitar a pessoa idosa a compreender a linguagem tecnológica, favorecendo a interação e a criação de laços de amizade intergeracional no espaço familiar e na sociedade. Ao oferecer estratégias para o uso seguro das ferramentas digitais, a atividade promove a independência, desenvolve novas habilidades e supera preconceitos. Ao possibilitar o acesso aos serviços on-line, na esfera pública e privada, a iniciativa promove a cidadania e a inclusão digital. São desenvolvidas as seguintes atividades: Informática – Básico I; Informática – Básico II; Informática – Básico III. Na atividade “Celular no dia a dia”, são propostos exercícios práticos com desafios progressivos a partir de tarefas elementares e de interesse dos participantes, visando a superação de barreiras para o uso da telecomunicação móvel.

 

Cérebro em movimento: objetiva preservar a autonomia da pessoa idosa, prevenindo a inabilidade e melhorando o desempenho na vida cotidiana. São desenvolvidas as seguintes atividades: Programação Neurolinguística (PNL), ginástica cerebral e flexibilidade mental. São utilizadas dinâmicas de grupos, sessão de filme e passeios externos. Na capacitação de memória ativa, os objetivos são conquistados por meio de jogos, músicas, exercícios cognitivos, danças, gincanas, dinâmicas de grupo e reflexões sobre atualidades.

 

Arte de representar: objetiva fomentar habilidades de interação, trabalho em equipe e cooperação, bem como melhorar a concentração, o resgate da própria história e a valorização da mulher na maturidade. São desenvolvidas as seguintes atividades: Oficina de Teatro; Teatro Mosaico; Elegância na Maturidade: Moda e Passarela um grupo de mulheres lutam contra preconceitos da beleza, meramente estéticas e da juventude institucionalizada como padrão de beleza feminina imperativa e obrigatória. As apresentações são momentos não só de apresentar o trabalho desenvolvido, mas de vencer o desafio de estar a frente de uma plateia.

 

Convivência saudável: objetiva criar espaços educativos, colaborativos e harmoniosos, onde os participantes crescem formando laços de amizade. São realizados encontros de socialização semanalmente apresentando temas relevantes para a comunidade idosa, onde é estimulado o diálogo e a interação. Nos Passeios Socioculturais são visitados pontos turísticos, centros culturais, cinemas, praias, entre outros. São realizadas festividades para comemorar datas comemorativas do calendário nacional e local.

 

Empreender: objetiva criar oportunidades de participação dos trabalhadores idosos de forma a conquistar maior independência, aumentar a renda familiar, superar preconceitos, promover a cidadania e melhorar a autoestima. São realizadas feirinhas onde os participantes de atividades do PAI podem apresentar seus trabalhos e comercializá-los durante os encontros de socialização. A Copai providencia um espaço e estimula aos presentes que conheçam os produtos confeccionados pelos associados.

 

Revendo amigos: objetiva reinserir os participantes do PAI que se encontram afastados das atividades. Busca-se conhecer e procurar soluções para as causas de afastamento das atividades do PAI; demonstrar o interesse do programa no retorno de seus associados às atividades; e dar conforto aqueles que já não podem se deslocar até as dependências da Copai. Realiza-se busca ativa pelos associados que se ausentam das atividades por meio de telefone e/ou visitas domiciliares quando autorizado pela família (medida adotada em virtude da pandemia, pelo dever de proteção às pessoas idosas).