Entidades vinculadas

A Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) foi criada em 21 de novembro de 2018 pela Lei Complementar N.º 184, com a finalidade de gerir o regime próprio de previdência social dos servidores públicos civis e militares estaduais, denominado Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará (Supsec). A Cearaprev é responsável pela administração, gerenciamento e operacionalização do Supsec, incluindo a arrecadação e a gestão dos recursos e fundos previdenciários, além da análise dos processos previdenciários relativos à concessão, pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários. Sua missão é gerir o sistema previdenciário com excelência, assegurando sua sustentabilidade financeira e atuarial, de modo a garantir a qualidade dos serviços e a satisfação dos beneficiários.


 

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), criada pela Lei n.º 14.335 de 2009, desenvolve ações de capacitação para os gestores, servidores e empregados públicos, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. Seu objetivo é elevar o padrão de qualidade e agilidade do serviço público no Ceará. A missão da EGPCE é fortalecer o processo educacional em gestão pública, visando à melhoria da prestação dos serviços aos cidadãos.


 

Fundado em 14 de abril de 2003, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) é uma autarquia responsável pela produção de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas. Esse conjunto de dados permite a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado. Sua missão é gerar e disseminar conhecimento, subsidiar a formulação e avaliação de políticas públicas e assessorar o Governo em decisões estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Ceará.


 

O Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) oferece serviços de saúde, por meio de uma rede credenciada, aos servidores públicos estaduais. Sua missão é promover serviços de assistência à saúde contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos usuários.

 


 

A Companhia de Habitação do Estado do Ceará (Cohab) foi criada pela Lei Estadual n.º 9.557, de 14 de dezembro de 1971, como uma sociedade de economia mista, com a responsabilidade de administrar financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Habitação para a construção de unidades habitacionais de interesse social.

Com o processo de reforma administrativa do Governo do Estado, instituído pela Lei n.º 12.961, de 3 de novembro de 1999, foi autorizada a extinção da Companhia. Em 14 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou, por unanimidade, a proposta de liquidação da entidade, com parecer favorável do Conselho Fiscal.

A Lei n.º 15.005, de 4 de outubro de 2011, vinculou a Cohab à Seplag até a conclusão do processo de extinção.