Conhecendo o PAI

 

“O Envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.”
Estatuto Nacional do Idoso – Art. 8º

 

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado – PAI, da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará – SEPLAG, que se insere na comunidade cearense, enquanto Programa Público, desde 1990, ano de sua criação através do decreto n° 21.088/90, marcando pioneirismo em termos de Brasil. Desde então, vem desenvolvendo, de forma sistemática, ações integradas, orientadas a partir dos pressupostos concebidos nas Instituições que norteiam a elaboração de políticas públicas para o envelhecimento.

 

Como Programa de vanguarda junto aos servidores públicos estaduais aposentados, o PAI foi incluído na estrutura organizacional da SEPLAG como Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado – COPAI, através do Decreto n° 31.262/13. Composta por duas Células: CEPLA –  Célula de Planejamento e Acompanhamento e CEDEC – Célula de Desenvolvimento e Capacitação, o Programa passou a integrar de maneira mais efetiva a estrutura da Secretaria. Assim, a COPAI passa, portanto, a albergar o Programa de Ação Integrada para o Aposentado – PAI e o Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria – PIPA.

 

Nos últimos anos, as questões relativas ao envelhecimento foram sendo colocadas em pauta. A cada dia crescem em importância e o PAI assume uma função cada vez mais ampla no desenvolvimento de ações socioeducativas e culturais para o idosos/aposentados do serviço público estadual.

 

Missão

Contribuir para a qualidade de vida do Servidor Público aposentado com foco na sua socialização e cidadania,desenvolvendo ações orientadas pelos pressupostos do envelhecimento ativo.

 

Visão

Ser referência como um Programa proativo na criação de espaços e ações dirigidas aos cidadãos aposentados e pré-aposentados da Administração Pública Estadual.

 

Valores

Os valores organizacionais, definidos coletivamente e que movem toda a equipe, integram: ética, transparência, paixão, inovação e valorização das relações. Valores subjetivos, que ganham objetividade na postura e atitude da equipe da COPAI, frente aos desafios e ações cotidianas desenvolvidas.

 

Filosofia

Por meio de uma proposta inovadora, a de reconhecer o envelhecimento como um processo que deve ser vivenciado de forma ativa, o PAI se apresenta como uma ação de vanguarda realizada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará – SEPLAG. Cursos, atividades, palestras e eventos são oferecidos aos aposentados do Estado do Ceará, sempre tendo como orientação o conceito de envelhecimento ativo.

 

Entende-se por envelhecimento ativo o processo de otimização de oportunidades para a saúde, a aprendizagem ao longo da vida, a participação e a segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.