Conhecendo o PAI

 

“O Envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.”
Estatuto Nacional do Idoso – Art. 8º

 

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado – PAI, da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará – SEPLAG, se insere na comunidade cearense desde 1990, ano de sua criação através do decreto n° 21.088/90.

 

Trata-se de um Programa de vanguarda, destinado aos servidores públicos estaduais aposentados, e incluído na estrutura organizacional da SEPLAG como Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado – COPAI, através do Decreto n° 31.262/13. É composta por duas Células: CEPLA –  Célula de Planejamento e Acompanhamento e CEDEC – Célula de Desenvolvimento e Capacitação.

 

Ao marcar seu pioneirismo em termos de Brasil, esse programa vem desenvolvendo, de forma sistemática, ações integradas, orientadas a partir dos pressupostos concebidos nas Instituições que norteiam a elaboração de políticas públicas para o envelhecimento. Alberga em sua estrutura o Programa de Ação Integrada para o Aposentado – PAI e o Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria – PIPA.

 

Missão

Promover espaços de integração e socialização para o aposentado do serviço público estadual, com foco na sua qualidade de vida e cidadania.

 

Visão

Ser referência na política da pessoa idosa e no desenvolvimento de ações inclusivas de caráter socioeducativas.

 

Valores

Ética, Transparência, Valorização das relações e Respeito às diferenças.