INSTITUCIONAL

Quem é quem

 

 

Secretário do Planejamento e Gestão

Alexandre Sobreira Cialdini

Pós-doutor em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa), doutor em Administração e Políticas Públicas pela mesma instituição, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza, possui especialização em Políticas Fiscais, pelo ILPES/CEPAL (Chile) e pós-graduação em Gerência Avançada de Finanças Públicas, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas.

É auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e possui larga experiência em gestão pública.

Foi secretário de finanças dos municípios cearenses de Caucaia (2023-2024) e Eusébio (2021-2023). Atuou como secretário de Finanças e Planejamento em São Bernardo do Campo (SP) entre 2013 e 2015, em Fortaleza (CE) de 2005 a 2012 e em Aquiraz (CE) de 2001 a 2003. Também foi secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (2013), superintendente da Controladoria na Sefaz-CE, integrou a equipe de formulação e acompanhamento da Lei Complementar 123/2006 (Estatuto da Microempresa), fez parte do Comitê Gestor do Simples Nacional (2006-2010) e presidiu a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (2010-2012). Atualmente, integra o grupo de trabalho no Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo.

Na área acadêmica, foi professor concursado da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas de Contabilidade Governamental I e II, Auditoria Governamental e Auditoria Fiscal, além de professor em outras instituições de ensino superior, ministrando disciplinas na pós-graduação de Auditoria Fiscal e Governamental, Aspectos tributários e de arrecadação, Finanças Públicas, Orçamento Público, Contabilidade Governamental e Lei de Responsabilidade Fiscal. Possui ainda trabalhos acadêmicos publicados por instituições como Ipea, BID, Pnud, Fórum das Federações e Lincoln Institute of Land Policy, além de ser autor de livros como “A Trajetória da lei de Responsabilidade Fiscal: da Gestação à Pandemia – Os Efeitos nos Estados Brasileiros”.

Secretário Executivo de Gestão e Governo Digital

Sidney dos Santos Saraiva Leão

Doutorando em Administração Pública pela Universidade de Lisboa, mestre em Gestão e Modernização Pública pela mesma instituição, especialista em Informática pela Universidade de Fortaleza e graduado em Análise de Sistemas.

É auditor fiscal adjunto da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e possui larga experiência em cargos de gestão na administração pública. Foi secretário executivo de Finanças e Planejamento do município de Eusébio, secretário executivo de Inovação do município de Caucaia, coordenador Administrativo e Financeiro da Secretaria da Saúde do Ceará, coordenador de Administração e Controle da Secretaria da Ouvidoria Geral e Meio Ambiente, orientador da Célula de Auditoria das Diretas na Secretaria da Controladoria do Estado (atual CGE) e assessor do secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Ceará.

Contribuiu na Comissão de Cálculos Judiciais da Procuradoria Geral do Estado, participou do Grupo de Monitoramento das Contas Públicas Sefaz/Seplag/CGE, integrou o corpo de colaboradores da Secretaria da Saúde do Estado no processo de modernização da Pasta e, recentemente, foi líder  do projeto estratégico do Empreendedor Legal da Sefaz.

Secretária Executiva de Planejamento e Orçamento

Naiana Corrêa Lima Peixoto

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Finanças Públicas e Direito Tributário e com Mestrado em Economia do Setor Público pelo CAEN/UFC. Ingressou no serviço público, em 2006, como Analista de Planejamento e Orçamento pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará.

Assumiu o cargo de articuladora de orçamento em 2008 e posteriormente, em 2011, de coordenadora de Planejamento e Orçamento da Seplag, onde coordenou a elaboração do Orçamento do Governo do Estado do Ceará até 2017. Participou de diversos grupos de trabalho, dentre os quais merece destaque o Grupo Técnico Fiscal que assessora o Comitê de Gestão Fiscal e por Resultados (COGERF), nas decisões estratégicas, econômicas e fiscais. De 2018 a 2021 atuou como secretária de Finanças do Ministério Público do Estado do Ceará.

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna

Raimundo Avilton Meneses Júnior

Doutorando em Gestão pela Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Administração Pública pela Estácio / FIC e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará.

É Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) desde 2009. Atuou como Coordenador de Planejamento de 2015 a 2020, sendo responsável, no âmbito do Governo do Ceará, pela formulação do Planejamento de Longo Prazo e do Plano Plurianual (PPA), pela elaboração da Mensagem do Governador e pelo fortalecimento e expansão do Modelo de Gestão para Resultados. Entre 2011 e 2015 exerceu a função de Articulador de Monitoramento de Projetos Estratégicos. Já atuou, também, durante três anos (2003-2005 e 2008-2009) como Agente de Pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança

Antonio Roziano Ponte Linhares

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UNB), mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Auditoria (USP), Administração da Qualidade (UFC) e em Educação (UnB).

Possui graduação em Administração de Empresas, Ciências Políticas, Filosofia, Sociologia e Pedagogia. Atuou como educador corporativo, auditor e analista de treinamento do Banco do Brasil. Foi coordenador pedagógico do Mestrado Profissional em Orçamento Público conduzido em parceria entre a Escola de Administração Fazendária e Unb. Também atuou como professor na Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará.

Galeria dos ex-secretários da Secretaria do Planejamento e Gestão

Silvana Maria Parente Neiva Santos

Janeiro 2007 – Abril 2009

Desirée Custódio Mota Gondim

Maio 2009 – Dezembro 2010

Eduardo Diogo

Janeiro 2011 – Dezembro 2014

Hugo Santana de Figueirêdo Junior

Janeiro 2015 – Janeiro 2017

Francisco de Queiroz Maia Júnior

Fevereiro 2017 – Dezembro 2018

Carlos Mauro Benevides Filho

Janeiro 2019 – Dezembro 2021

Ronaldo Lima Moreira Borges

Janeiro 2022 – Dezembro 2022

Sandra Maria Olimpio Machado

Janeiro 2023 – Maio 2024