EGP encerra comemorações do Dia da Mulher com palestra

19 de abril de 2011 - 12:38

Socorro Osterne, professora da UECE, apresentou o tema

No encerramento das comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP) promoveu, na tarde da última quinta-feira, dia 31, palestra sobre “Políticas Públicas para as Mulheres: a Concretização da Cidadania Feminina”, ministrada pela professora Socorro Osterne. A palestrante é doutora em Serviço Social, professora da Universidade Estadual do Ceará e tem experiência nos temas: Família, Gênero, Pobreza e Dominação Masculina. O evento aconteceu na sede da EGP, com a presença de grande número de servidoras públicas.

A professora iniciou sua apresentação, fazendo uma contextualização sobre feminismo e movimento de mulheres, explicando que não existe um só feminismo, mas feminismos e que eles tratam de questões políticas. Já o movimento de mulheres trata de questões sociais. A professora  explicou, também, sobre a questão de gênero, esclarecendo que, geralmente, quando se fala do tema, a maior parte das pessoas faz uma ligação com a questão da mulher, porém gênero trata da relação de pessoas que têm condição de gêneros diferenciada.

Ao abordar especificamente as políticas públicas, Socorro Osterne informou que há vários diplomas legais que tratam sobre o tema, entre leis, decretos, dentre outros, tendo feito maior referência ao Plano Nacional de Políticas para Mulheres, o qual pressupõe áreas estratégicas de atuação tais como: autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania; educação inclusiva e não sexista; saúde das mulheres; direitos sexuais e reprodutivos, além do enfrentamento da violência.