Seplag reúne novos gestores de TIC do Estado

19 de abril de 2011 - 14:05

Encontro teve por objetivo apresentar o modelo de TIC do Estado

Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e técnicos do Governo do Estado participaram, nesta terça-feira, dia 5, de encontro realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), que apresentou aos novos componentes da TIC estadual o modelo de TIC adotado pelo Governo. Mais de 60 profissionais da área, entre veteranos e novatos, estiveram presentes à reunião, no Auditório da Seplag.

A coordenadora de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETI), Lícia Viana, definiu o modelo de gestão de TIC do Estado como descentralizado, acompanhado pela SEPLAG, que faz o controle dos processos de aquisição de software, por meio da COETI. Lícia também expôs a função, os processos e produtos da coordenadoria, afirmando que “a COETI é o maestro da TIC do Governo do Estado”. 
 
As políticas, como TI Verde, Segurança da Informação, Certificação Digital, Aquisições de serviços de TIC e Software Livre, ganharam destaque, pelo fato de moldarem e guiarem as ações da área. Os padrões estipulados, muitas vezes em parcerias com outros órgãos, também foram mencionados, além de enfatizar as grandes contribuições para o fomento e divulgação dos projetos, ocasionadas por iniciativas como o Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica e o Ranking dos Site Institucionais.

Entre as últimas conquistas, a coordenadora comemorou o sucesso do programa de estágios envolvendo o projeto e-Jovem e as escolas profissionalizantes. Para 2011, a COETI deseja concluir inúmeras metas, entre elas a realização de visitas sistemáticas aos órgãos, com o intuito de estreitar os laços e diminuir as dificuldades.

 Logo após, as finalidades e estrutura da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE foram apresentadas pela gestora de TIC, Vera Carneiro. Segundo ela, o carro chefe é o Cinturão Digital, que visa universalizar o acesso à informação para 84% da população urbana do Estado, e que já conta com 2.313 km de cabos ópticos implantados.

Vera também mostrou a extensa lista dos serviços que são disponibilizados pela empresa, como o Gigafor, PTT, hospedagem de sites e acesso à internet. A ETICE está planejando lançar o Voip para todo o Estado, e também a Videoconferência, que está praticamente ativada e deve se consolidar este ano.