Governo tem encontro com representantes de Agência Francesa

4 de maio de 2011 - 12:41

Objetivo é promover estudos para acordo de cooperação

O Governo do Estado, por meio das secretarias do Planejamento e Gestão (SEPLAG) e da Fazenda (SEFAZ), iniciou entendimentos com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para firmar acordo de cooperação destinado a execução de projetos de abastecimento dágua, saneamento e tratamento de esgoto. O secretário Eduardo Diogo, da SEPLAG, informou a orientação do governador Cid Gomes para as novas linhas de crédito e disse considerar positivo estudar essas possibilidades, principalmente com recursos para o meio ambiente.

O secretário executivo da SEFAZ, Marcos Coelho, destacou o equilíbrio fiscal do Governo do Estado, o que é fundamental para a captação de recursos externos. Acrescentou que o pagamento da dívida está em dia, com baixo comprometimento. Disse ainda que a equipe técnica da SEFAZ está à disposição para assessorar a SEPLAG no encaminhamento de projetos a serem propostos.

O coordenador Técnico-Financeiro da SEPLAG, Mário Fracalossi, informou que o Governo do Estado possui muitos projetos na área sócioambiental, que precisam avançar, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.  Adiantou que as áreas de mangue precisam de intervenção para preservação por conta da pressão imobiliária. Disse ainda que o Governo desenvolve, com apoio do Banco Mundial, o projeto do Geopark do Araripe, “Recentemente o Estado filiou-se à Associação Internacional de Montanhas Famosas, tendo sido incluídas, além da Chapada do Araripe, os Monólitos de Quixadá, Serra de Guaramiranga e Serra da Ibiapaba”, informou Fracalossi. Em todas essas regiões serão necessários investimentos para o desenvolvimento econômico, com sustentabilidade ambiental.

Participaram também o secretário adjunto da SEPLAG, Philipe Nottingham, e os dirigentes da AFD, Gérard Larose, diretor, Jean Claude Pires, diretor-adjunto, e Laure Schalchli, gerente de projetos. Equipes técnicas do Governo e da Agência farão os estudos e análises das possibilidades de acordo de cooperação para apreciação do governador Cid Gomes.