Prêmio Ceará Gestão Pública será lançado nesta quinta-feira

4 de maio de 2011 - 12:57

Haverá palestra do especialista Paulo Daniel sobre “A Busca da Excelência na Gestão Pública”

O lançamento da edição deste ano do Prêmio Ceará Gestão Pública acontecerá nesta quinta-feira, dia 28, com o objetivo de reconhecer e premiar as organizações públicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam, continuamente, autoavaliação da sua gestão. O evento acontecerá às 14h30min, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG, com a presença do secretário Eduardo Diogo, que fará o lançamento do PCGP – ciclo 2011. 

 A programação inclui também palestra do professor Paulo Daniel Barreto Lima, abordando o tema “A Busca da Excelência na Gestão Pública”. O palestrante é especialista em Gestão Pública e Qualidade em Serviços.
Antes da palestra, a gerente do Prêmio Ceará Gestão Pública – PCGP, Marilac Rocha, falará sobre os critérios e requisitos para participação, bem como dos prazos previstos no cronograma. Segundo a gerente do Núcleo Estadual do GesPública no Ceará, Sílvia Kataoka de Oliveira, podem concorrer entidade ou órgão público, de qualquer uma das três esferas de Governo. “A organização deve ter feito pelo menos uma autoavaliação”, acrescentou. As inscrições ao Prêmio têm início na próxima segunda-feira, dia 2.
O PCGP é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). Com a iniciativa, o Governo espera incentivar os órgãos e entidades públicas a buscarem a melhoria da gestão e reconhecer as organizações que se destacarem no modelo implantado.

A criação do PCGP tem um histórico iniciado em outubro de 2008, quando o Governo do Estado, por meio da Seplag, ancorou o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ao assumir esse desafio de incentivar as organizações públicas a repensarem seus modelos de gestão, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.

O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – 500 pontos, garantindo assim a similaridade ao Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF.