Encontro de Icó abre debate do PPA Participativo 2012-2015

1 de junho de 2011 - 11:42

Secretário Eduardo Diogo destacou investimentos do Estado

Com a presença de 398 participantes, o Governo do Estado realizou na manhã desta quarta-feira, dia 1º, a primeira oficina de elaboração do Plano Plurianual – PPA 2012-2015. O encontro teve como local a Faculdade Vale do Salgado, em Icó, reunindo o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, o representante da Vice-Governadoria, Francisco Caminha, os deputados Lula Moraes e Neto Nunes, e os prefeitos Marcos Nunes, de Icó, José Helder, de Várzea Alegre, e Francisco Alexandre (Fransquim da ambulância), de Umari.

Ao fazer a abertura do encontro, o titular da Seplag deu ênfase ao crescimento do volume de investimentos do Estado nos últimos anos, saltando de 2,6 bilhões de reais no período de 2003 a 2006 para 6,9 bilhões na primeira gestão do Governo Cid Gomes, entre os anos de 2007 e 2010. Eduardo Diogo destacou ainda a importância da mobilização e participação popular no debate para a elaboração do PPA, lembrando a determinação do governador Cid Gomes de pautar sua gestão pela plena sintonia entre os anseios da população cearense e as ações prioritárias do Governo. Neste sentido, o secretário da Seplag enfatizou que o Governador orientou que as secretarias pautassem suas iniciativas a partir das diretrizes do plano de governo construídas na campanha de 2010, instrumento que é um embrião do PPA. Assim, determinando os eixos e as dimensões, o Governo deve calcar suas iniciativas, de preferência inovadoras, consolidando a construção de Ceará melhor pra todos.

Após a abertura do evento, os participantes foram divididos em grupos temáticos para debates enfocando infraestrutura, recursos hídricos, desenvolvimento econômico, saúde, educação, segurança pública e outros. Além do município anfitrião, a oficina regional reúne representantes de Umari, Baixio, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Cedro e Várzea Alegre. Nesta quinta-feira, dia 2, a equipe do Governo estará em Jaguaribe para debater o PPA com os municípios de Jaguaribe, Pereiro, Iracema, Potiretama, Jaguaribara, Jaguaretama e Ererê, no Centro de Convenções Pitombeira, a partir das 8 horas.

O Planejamento Participativo e Regionalizado do PPA faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado nas etapas de formulação, implementação, controle e avaliação de suas políticas públicas. O objetivo maior é aprofundar a democracia participativa, constituindo uma nova dinâmica entre Estado e sociedade.
Ao todo serão realizadas 17 oficinas regionais até o próximo dia 22 de julho, coordenadas pela Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag em parceria com a Vice-Governadoria e Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, com apoio de outras setoriais.