Governo debate com FIDA apoio a pequeno produtor

13 de junho de 2011 - 14:42

Comitê de avaliação esteve reunido na Seplag

Representantes do Comitê de Avaliação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA estiveram reunidos, no último dia 3, com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o secretário adjunto da Secretaria do Planejamento e Gestão, Philipe Nottingham, para discutir o apoio do FIDA ao Projeto de Apoio ao Produtor. O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Seplag e teve ainda a presença do diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), Flávio Ataliba, e do coordenador de Cooperação Técnico-Financeira da Seplag, Mário Fracalossi.

 O projeto tem por objetivo contribuir para a redução da pobreza de comunidades e unidades familiares de áreas rurais cearenses por meio de práticas produtivas sustentáveis – agrícolas e não agrícolas – pautadas na geração de emprego e renda, na participação e na responsabilidade socioambiental. Três áreas do Estado estão previstas para intervenção do projeto: Cariri, principalmente o setor ocidental, Sertões dos Inhamuns e Crateús, e Sertões de Sobral, abrangendo cerca de 18 municípios, boa parte deles incluídos entre os mais pobres do Estado.

 O investimento total é de 80 milhões de dólares, com 40 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Deverá ser beneficiada a população rural pobre, incluindo agricultores familiares, famílias sem terra, comunidades quilombolas e indígenas. Ao todo, calcula-se que aproximadamente 20 mil famílias serão atendidas pelo projeto.   

  
  Durante a reunião com os integrantes do Comitê do FIDA, o secretário adjunto da Seplag, Philipe Nottingham, falou sobre as mudanças que estão sendo registradas no comportamento da população com a estiagem. “A cada 10 anos, temos três de inverno irregular. Havia invasão das cidades, pela falta dágua e alimentos. O Ceará era conhecido como o Estado da seca. Esse quadro vem mudando nos últimos anos. Em 2005, ano de grande seca, poucas pessoas migraram do campo para a cidade. Em 2010, outra grande seca, não houve invasão das cidades, nem flagelados na Capital. A migração se inverteu, o cearense que ia para o sul agora volta. São dados que mostram mudanças. Mas ainda tem muito a ser feito, pois 50% da população ainda é pobre”, disse Philipe Nottingham.

 O adjunto da Seplag reforçou o compromisso do Governo do Estado no combate à pobreza, lembrando que em maio último o governador Cid Gomes liderou um plano mais agressivo para enfrentar a pobreza, entregue pelo próprio governador à ministra Tereza Campelo, em Brasília. Phillipe falou também da seriedade fiscal e capacidade de investimentos do Estado, informando que, em termos de volume de investimentos, o Ceará está superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, disse ser um privilégio ter esse intercâmbio com representantes de vários países que buscam melhorar a situação de vida de pessoas no mundo. Nelson Martins mostrou as ações e metas da SDA e os territórios rurais do estado, com estrutura de organização rural bastante consolidada. Sugeriu o nome do educador Paulo Freire para o Projeto de Apoio ao Produtor. “O grande desafio é implantar uma concepção de desenvolvimento rural sustentável, com metodologia educacional para pessoas de baixíssimo grau de instrução. Isso não é fácil”, acrescentou. Nelson concluiu afirmando que “O importante não é o valor do financiamento, mas o resultado, com a mudança de postura das pessoas num processo de protagonismo”.

  
 O Comitê de Avaliação do FIDA trouxe para o encontro 14 membros: Shobhana Pattanayak, representante da Índia e chefe do comitê, Yaya Olaniram, da Nigéria, Sanne Helderman, da Holanda, Ian MacGillivray, do Canadá, Diego Simancas, do México, Jacques Zida, de Burkina Faso, Amália Garcia-Tharn, da Suécia, Dany Rahdiansyah, da Indonésia, Josefina Stubbs, diretora da Divisão da América Latina e Caribe, Shyam Khadka, do Departamento de Operações, Gregory Benchwick, oficial de comunicação, Flavia Antonelli, secretária, Karla Vale, organização logística e Ivan Cossio, gerente de operações para o Brasil.