Vice-governador apóia produção de energia solar nos Inhamuns

20 de junho de 2011 - 18:13

Domingos quer a região como grande produtora de energia limpa

Ao participar da oficina regional do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado 2012 – 2015, realizada na última quinta-feira, dia 16, no município de Crateús, o vice-governador Domingos Filho iniciou seu pronunciamento lembrando uma frase do governador Cid Gomes sobre a região dos Inhamuns: “Se Deus não deu aos Inhamuns as melhores chuvas, as melhores terras, tinha que compensar e a justiça de Deus proporcionou a melhor inteligência e a maior coragem para vencer adversidades”. O Vice-Governador disse que a região precisa usar as condições que a natureza ofereceu para buscar as riquezas, enfatizando a importância da usina solar para o município de Tauá. “Vamos transformar essa região num grande exportador de energia limpa”, reforçou Domingos Filho.

O Vice-Governador disse ainda que a inteligência e a coragem do povo daquela região serão decisivas para que os Inhamuns possam avançar e superar os desafios, com um conjunto de ideias inovadoras e inteligentes para contribuir com o Estado. Domingos Filho aproveitou o encontro para apresentar dados sobre os investimentos do Governo do Estado na região. “Trouxemos os números do que foi investido e em que esses recursos foram aplicados. É evidente que temos que sonhar mais. Essa é uma região desafiadora. Tem que lutar e contar com a sensibilidade do governador para ter um tratamento diferenciado. Assim poderá atingir índices de desenvolvimento compatíveis com as demais regiões onde a natureza foi mais generosa. Temos que avançar na infraestrutura e, sobretudo, no desenvolvimento econômico”, pontuou o Vice-Governador.

O secretário Eduardo Diogo lembrou a determinação do governador Cid Gomes de que sejam anotadas todas as sugestões apresentadas nas oficinas regionais do PPA. “Nada vai se perder. Mesmo que não seja acolhida nesse momento, ficará registrada como ação a ser construída nesse universo de 2012 a 2015”, reforçou.  O encontro foi realizado no auditório do Crede 13, reunindo mais de 300 participantes. Além do vice-governador, estiveram presentes o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, os deputados estaduais  Lula Moraes, Hermínio Resende e Nenen Coelho, os prefeitos Carlos Felipe Saraiva Bezerra, de Crateús, Aderson Pinho, de Poranga, José Adriano Paiva, de Ararendá, Francisco Nilson Moreira, de Ipaporanga, José Valdir Coutinho, de Independência, e o presidente da Câmara, Manoel Coneguendes.