CGE apresenta Sistema da Qualidade para Rede de Secretários Executivos

22 de junho de 2011 - 13:01

Processo para obtenção da ISO 9001 foi apresentado nesta segunda-feira (20)

As etapas do processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, que tem como objetivo a obtenção da certificação ISO 9001 pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), foram apresentadas nesta segunda-feira, durante reunião da Rede Estadual de Secretários Executivos. O encontro marcou o início da campanha de endomarketing que irá envolver colaboradores, órgãos e entidades estaduais, clientes e fornecedores, em prol da promoção da cultura da Qualidade na CGE.

Na abertura da reunião, o Secretário Executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, afirmou que a iniciativa foi um marco para o Sistema da Qualidade. “Esse é um momento importante, porque nós nos relacionamos com todos os órgãos do Estado e aqui temos esses órgãos representados”, destacou, falando da importância da parceria entre a CGE e os demais órgãos para o sucesso da implantação da ISO 9001.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves, falou sobre o histórico da implementação de sistemas de qualidade em todo o mundo e dos avanços conquistados a partir deles. “Nesse contexto, infelizmente, o setor público não avançou tanto quanto o privado. Mas estamos trabalhando para mudar esse cenário”, frisou.

A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é composta por cinco etapas: Diagnóstico da Situação Atual; Plano de Ação; Treinamento e Capacitação; Implementação; e Avaliação. A CGE encontra-se no final da quarta fase, a de implementação, com o envolvimento de clientes e fornecedores. O próximo passo será a realização da avaliação pela auditoria externa, que será realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre os dias 18 e 20 de julho.

Outro tema tratado na reunião foi a apresentação do GesPública no Estado do Ceará pela gerente do Núcleo Estadual do programa, Sílvia Kataoka. Inicialmente, fez um histórico da implantação do GesPública no Estado e, posteriormente, destacou os produtos do programa, abordando também o Modelo de Excelência da Gestão Pública e, por fim, apresentou princípios e ações do Núcleo Estadual do programa.

Ao encerrar a reunião, o coordenador da Rede Estadual de Secretários Executivos, Marcos Brasil, anunciou que o próximo encontro será no dia 18 de julho, na Seplag. As apresentações serão feitas pela Escola de Gestão Pública e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Seplag.

Assessorias de Comunicação da CGE e SEPLAG