Prefeito lembra pioneirismo de Sobral na gestão participativa

4 de julho de 2011 - 19:16

Veveu Arruda participou da oficina regional do PPA

Ao abrir a oficina regional do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado, realizada na última quinta-feira, dia 30, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, disse que antigamente os governos realizavam o planejamento nos gabinetes com a participação de técnicos, sem a presença de pessoas que vivem o dia a dia dos municípios. “Hoje o planejamento é um instrumento de participação da sociedade civil, que casa com a política de desenvolvimento local e regional que o Governo implementa no Ceará”, enfatizou Veveu.

O Prefeito de Sobral lembrou que esse tipo de gestão teve início no seu município, em 1997, com o ex-prefeito Cid Gomes, hoje Governador do Estado. “Na época era secretário de Cultura e Mobilização Social. Essa semente de gestão democrática, participativa e regionalizada acontecia com a presença de nossas caravanas nos distritos de Sobral, superando o processo que necessitava  conhecer novas formas”, recordou Veveu Arruda.
 Ao concluir seu pronunciamento, garantiu que esse modelo participativo, iniciado por Cid Gomes e sequenciado pelo ex-prefeito Leônidas Cristino, será aperfeiçoado em sua gestão “para que possamos ter bons frutos”.
 O encontro foi realizado no auditório do Centro de Convenções, em Sobral, com a presença do governador em exercício, Domingos Filho, dos secretários do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, da Educação, Isolda Cela, e da Controladoria e Ouvidoria Geral, João Melo, e do presidente do Instituto do Desenvolvimento das Cidades, Júlio César. Participaram também a vice-reitora da Universidade Vale do Acaraú, Palmira Soares, o secretário adjunto dos Recursos Hídricos, Daniel Sanfort, o secretário executivo da Pesca, Glauber Gomes, os prefeitos de Moraújo, Jurandir Fonteles, e de Graça, Augusta Brito, e o delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra.

O governador em exercício, a exemplo do que tem feito nas oficinas regionais, apresentou o volume de investimentos do Governo do Estado nos municípios participantes do encontro: Senador Sá, Massapê, Sobral, Santana do Acaraú, Irauçuba, Forquilha, Meruoca, Alcântara, Frecheirinha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Varjota, Reriutaba, Graça, Mucambo, Pires Ferreira, Pacujá, Hidrolândia e Cariré. “No total, foi programado quase 1 bilhão de reais. Dos 980 milhões previstos, estão executados 518 milhões de reais”, informou Domingos Filho, apresentando em seguida as principais obras e ações resultantes dos investimentos em cada municípios.
 Eduardo Diogo, secretário da Seplag, reafirmou a importância das reuniões do PPA. “Esse é o nosso décimo encontro do total de 17. É um momento extremamente importante desta construção com a participação de todos nós, quando conhecemos mais profundamente as prioridades que o Governo deve adotar para os anos de 2012 a 2015”, enfatizou.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, reforçou a importância da participação da sociedade na identificação dos problemas e definição do melhor caminho para resolvê-los. “É exatamente o cidadão que está em cada recanto que tem a visão das prioridades de cada município. Por essa razão é importante a participação de vocês”, disse o titular da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. João Melo informou que a CGE tem todos os canais para fazer a comunicação entre a sociedade e o governo. “Temos a Ouvidoria Geral, que recebe todas as demandas pelo número 155. Você pode sugerir ou reclamar. Daremos destino a sua mensagem para que a resposta possa chegar até você”, assegurou João Melo.