Governo promove workshop sobre PPP Vapt-Vupt

7 de julho de 2011 - 12:37

Objetivo da PPP é reduzir tempo de atendimento ao cidadão e garantir a qualidade da prestação de serviços públicos

Com o objetivo de fazer um nivelamento do estágio atual dos estudos da Parceria Público Privada – PPP Vapt-Vupt, o Governo do Estado promoveu workshop nesta quarta-feira, dia 6, com membros do grupo técnico de parcerias, integrado por representantes da Casa Civil e das secretarias do Planejamento e Gestão, Fazenda, Infraestrutura e Justiça e Cidadania, gestora do projeto, além da Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado. Participaram também representantes do consórcio responsável pelos estudos, formado pelas empresas Shopping do Cidadão e Construtora Marquise, e mais duas empresas que apoiam esses estudos  – a  Assist Consultoria, responsável pela modelagem financeira, e a Azevedo Sette Advogados, que cuida da modelagem jurídica. O coordenador Técnico Financeiro da Seplag, Mário Fracalossi, disse que a expectativa é conseguir fazer a contextualização da situação de PPP no Estado do Ceará e no Brasil, e, em seguida, detalhar o resultado dos estudos da PPP Vapt-Vupt.

A estratégia da PPP é implantar cinco unidades de atendimento ao cidadão, sendo três em Fortaleza, nos bairros Centro, Messejana e Antônio Bezerra, e duas no interior, localizadas nos municípios de Juazeiro e Sobral. A proposta é ter disponível num único local cerca de 223 serviços públicos para o cidadão, com redução de tempo de atendimento. São os serviços de 28 órgãos estaduais, municipais e federais, dentre eles a Cagece, Ministério do Trabalho, Polícia Federal, inclusive de prestadoras privadas como telefonia e energia elétrica.

Fracalossi acredita que em meados de 2012 as unidades estejam em funcionamento. “A ideia é lançar o edital ainda esse mês, com expectativa de concluir o processo em três meses, para no final do ano fazer a contratação. O prazo de implantação de cada uma das unidades é de seis meses.