Última oficina do PPA tem recorde de participantes

28 de julho de 2011 - 17:16

Quase 500 pessoas estiveram em Aracati para discutir a região

A última oficina regional de planejamento do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (PPA) 2012 – 2015 registrou o maior número de participantes da série de 17 encontros promovidos pelo Governo do Estado. Ao todo, 492 pessoas estiveram presentes ao evento, realizado no auditório do Centro Vocacional Técnico (CVTEC), no município de Aracati. “Foi o maior encontro em todas as oficinas regionais. Isso confirma a credibilidade que o processo ganhou no Governo Cid Gomes”, avaliou o vice-governador Domingos Filho.

Ele destacou que neste ano o Governo do Estado, por sugestão do atual secretário da Cultura, professor Francisco Pinheiro, que era vice-governador e coordenador do PPA na gestão anterior do governador Cid Gomes, o número de oficinas foi ampliado de 8 para 17, envolvendo todas as microrregiões do Estado. “Quanto mais conversamos com o maior número de pessoas, mais contribuições e ideias vão surgindo. O Governador Cid quer repartir com cada cearense o compromisso de pensar o Ceará para os próximos quatro anos”, pontuou Domingos Filho.

Para o secretário Francisco Pinheiro, o trabalho realizado nos encontros regionais merece ser enaltecido por continuar a valorização da participação popular na definição dos rumos do Governo. “Nós não estamos montando o orçamento de forma isolada em gabinetes, mas discutindo com a população, que tem a chance de colocar, a cada ano, suas reivindicações”, reforçou o titular estadual da Cultura. O deputado federal José Airton Cirilo destacou ser o PPA um processo de mudança cultural “para que possamos nos engajar na definição das prioridades do nosso Estado. É um marco importante, uma grande oportunidade que temos para priorizar nossas demandas”.

O deputado estadual Dedé Teixeira afirmou que considera irreversível o processo de elaboração do PPA com a sociedade. “Tenho satisfação de ver aqui tanta gente reunida em torno desse importante instrumento de discussão da política de desenvolvimento do Estado”. O também deputado estadual Lula Moraes falou do crescimento do volume de investimentos no Estado alcançado no primeiro mandato do governador Cid Gomes. “O Estado tem aprofundado a oportunidade para alavancar e impulsionar o desenvolvimento e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, disse o parlamentar.

Estiveram presentes também a oficina regional do PPA o secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Paulo Roberto, o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira da Costa, a presidente da Câmara de Aracati, vereadora Marta Bernardes, e os prefeitos Odvar Facó, de Beberibe, Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba), de Quixeré, Francisco Nilson Freitas, de Palhano, Bebeto Delfino, de Jaguaruana, José Carlos Nobre, de São João do Jaguaribe, e Raimundo Cordeiro, de Russas.