Governo promove Seminário de Gestão Pública

8 de agosto de 2011 - 13:07

Evento debaterá avanços do GesPública no Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realiza na próxima terça-feira, dia 9, o Seminário de Gestão Pública, para apresentar à sociedade os impactos da implantação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública nas organizações cearenses.

O seminário tem o apoio do Núcleo Estadual do GesPública no Ceará e será aberto com a presença do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo. Na ocasião, o titular da Seplag anunciará o início da elaboração do Catálogo Eletrônico de Serviços do Estado do Ceará (Cesec).

Iniciativa pioneira no Brasil, o Catálogo disponibilizará para a sociedade, em ambiente web, todas as informações sobre os serviços prestados pelos órgãos e entidades do Governo. Em março do próximo ano, o governador Cid Gomes fará o lançamento oficial do catálogo pronto. Durante seu pronunciamento, Eduardo Diogo falará também sobre “Ações do Governo do Estado visando a melhoria da Gestão Pública no Ceará”.             

O evento acontecerá a partir das 15h30min, na FIEC, auditório Waldyr Diogo, no andar térreo da Casa da Indústria (avenida Barão de Studart, 1980). Estarão presentes dirigentes e especialistas em gestão da administração pública. A programação constará de apresentação de palestras e projetos, além de debates abordando o tema gestão pública em três eixos: tecnologias de gestão, saúde e educação.

A programação temática tem início com a instalação da mesa de debate, inicialmente com o tema Tecnologias de Gestão, reunindo Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Haley Maria Almeida, assessora chefe de Planejamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e Bruno Palvarini, diretor do Departamento de Programas de Gestão da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A segunda mesa enfocará o GesPública na Saúde, reunindo o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, o diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz, e a diretora do Hospital de Messejana, Socorro Martins. O debate sobre o GesPública na Educação encerra o seminário com a participação da secretária Izolda Cela, da diretora da Escola de Gestão Pública, Lena Neiva, e o comandante geral do Colégio Militar, coronel Luciano José Penna.  

O programa GesPública é uma iniciativa do Governo Federal, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e aumento da produtividade. O grande desafio tem sido promover mudanças nas organizações, migrando do modelo burocrático para um modelo gerencial, com foco em resultados.

Em busca da excelência na administração pública, o Governo do Estado decidiu, em 2007, como uma das primeiras ações com esse objetivo a ancoragem do Núcleo Estadual do programa, visando fortalecer a disseminação do GesPública no Estado. Foi o ponto de partida para implementação de ações como a criação da Agenda de Gestão, Prêmio Ceará Gestão Pública e uma unidade de Simplificação de Processos.