Governo do Piauí quer importar o sistema MAPP

24 de agosto de 2011 - 18:41

Analistas da CGE piauiense estiveram reunidos na Seplag 

Para conhecer o sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), o Governo do Estado do Piauí encaminhou à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) dois técnicos da Controladoria Geral do Estado. Os analistas Jonathan Nunes, da área do engenharia, e Márcio Santos, do setor de tecnologia da informação, da CGE do Piauí, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19/08) com o secretário adjunto da Seplag, Philipe Nottingham. Participaram também do encontro o coordenador do Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Marcos Medeiros, e o articulador Kilmer Chaves Carneiro.

O analista Jonathan Nunes explicou que vinda ao Ceará foi recomendada pelo próprio governador do Piauí, Wilson Martins. “Ele esteve com o governador Cid Gomes, quando tomou conhecimento do sistema de acompanhamento dos projetos, que considerou dinâmico e eficiente”, informou Jonathan Nunes, acrescentando que o Governo piauiense tem interesse em estabelecer parceria com o Governo cearense.

Philipe Nottingham explicou que o MAPP foi uma ferramenta criada por solicitação do governador Cid Gomes, após analisar as propostas de projetos no início do seu primeiro mandato. “O Governador vinha de uma experiência no município de Sobral, onde foi prefeito, e tinha o total domínio dos projetos”, informou Nottingham. De posse de uma planilha estruturada dos projetos, o governador Cid Gomes solicitou um sistema para gerenciamento. Em tempo recorde – dois meses – estava disponibilizada a primeira versão do MAPP, posteriormente aperfeiçoada.

Em sua apresentação, o secretário adjunto da Seplag detalhou o sistema, mostrando o funcionamento dos módulos de planejamento, acompanhamento, monitoria (acompanhamento em forma gráfica) e consulta. No sistema, os projetos são apresentados pelos órgãos e avaliados pelo governador, para definir sua aprovação. O órgão executa o projeto e a Seplag acompanha com sua equipe de monitoramento.

O sistema permite ao Governador acessar todos os projetos para fazer o acompanhamento e determinar ajustes, quando necessário. “Hoje temos câmeras instaladas nos grandes projetos, o que permite ver o ambiente da obra em tempo real”, informou o adjunto da Seplag. Ao final do encontro, os técnicos da CGE piauiense manifestaram satisfação com os resultados obtidos na reunião, parabenizando o Governo do Ceará pela iniciativa inovadora.